O Brasil tem uma costa marítima gigantesca de quase 11 mil km, que se estende do Estado do Pará até o Rio Grande do Sul. A diversidade da fauna e da flora é imensa, mas há muitos peixes, moluscos e crustáceos que estão por toda a costa e são preparados por brasileiros de Norte a Sul, só recebem nome diferente, dependendo da região.

O Blog da Pousada Porto Mare, que está localizada na praia de Maresias, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, vai dividir com seus leitores uma receita que veio do litoral do Nordeste, lá da Bahia, e nos foi servida pelo Ulisses. Trata-se de uma caldeirada – que pode ser servida como salada – de chumbinho com camarão.

Mas o que vem a ser o chumbinho? O que lá em Salvador é vendido com esse nome recebe outras muitas denominações ao longo da costa. É um pequeno marisco, um molusco da família dos venerídeos que vive enterrado no lodo.

No mercado ele pode ser encontrado com uma infinidade de nomes como vôngole, bebe-fumo, bergão, burdigão, conchinha, fuminho, fumo-de-rolo, maçunim, marisco, marisco-pedra, marisquinho, entre muitos outros. Ele é vendido normalmente já fora da concha, limpo, em pacotes.

A receita que vamos ensinar pode ser servida quente ou fria. É muito simples de preparar, mas o resultado é um prato requintado, com muitos sabores diferentes. O nosso amigo Ulisses faz tudo meio a olho, em grandes tachos e em um fogão industrial, porque receber muitos amigos é das coisas que ele mais gosta.

Mas, a pedido do blog, ele estimou as quantidades deste prato inventado, e aprimorado por ele cada vez que faz para os amigos, e nos explicou passo a passo o modo de fazer. Então siga a receita a seguir e bom apetite!

Chumbinho refogado / Foto: Carolina Juliano

 

Caldeirada de chumbinho e camarão do Ulisses

800 g de chumbinho (só a carne)
1 Kg de camarão médio (limpo e descascado)
6 tomates grandes
4 cebolas grandes
1 cabeça de alho
½ maço de coentro
½ maço de cebolinha
Manteiga
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino
Cominho

Camarões e chumbinho prontos para a mistura / Foto: Carolina Juliano

Modo de preparo

Corte os tomates e as cebolas em cubos, pique os coentros grosseiramente e misture fazendo uma espécie de vinagrete. Reserve.

Refogue levemente os camarões em um duas colheres de manteiga e 4 dentes de alho picados, até ficar rosado. Reserve.

Depois lave muito bem o chumbinho para retirar toda a areia. Refogue em 4 colheres de manteiga e mais 4 dentes de alho picados por pelo menos 20 minutos. O chumbinho começa a inchar, fica maior e muda de cor, fica mais esbranquiçado. Tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada de cominho.

Quando estiver bem cozido, coloque todo o vinagrete, três colheres de azeite de oliva e misture sempre para que o tomate e a cebola também cozinhem. Quando a mistura estiver bem refogada, coloque os camarões e mexa tudo por, no máximo, 5 minutos para que o camarão não fique mole. E está pronto!

Essa caldeirada pode ser servida quente, com arroz branco ou com farinha fina de mandioca torrada na manteiga. E pode ser servida fria, como salada.

 Aprenda a fazer também o drink Porto Mare, criado para comemorar os 15 anos da pousada, a famosa Caldeirada de Peixe do Restaurante Ravenala e ainda o delicioso Bolo de Tapioca, servido no nosso café da manhã.

WhatsApp Icon