Dando continuidade à série de matérias sobre locais próximos a Maresias que valem a pena visitar, o Blog da Porto Mare apresenta um destino que não fica na cidade de São Sebastião, mas em frente a ela, bem ali no meio do mar.

Se você vai se hospedar por vários dias em Maresias, vale a pena acordar cedo em um deles e dedicá-lo para visitar Ilhabela. Essa ilha exuberante, que tem mais de 80% da Mata Atlântica preservada, parque ecológico com cachoeiras e mais de 40 praias está a 31 Km de Maresias, a pouco mais de uma hora de viagem.

Acesso por balsa

O acesso à ilha é feito por ferry boat, que parte do centro da cidade de São Sebastião. As balsas saem a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30, mas é sempre bom ficar de olho na previsão do tempo porque os horários podem variar em função da demanda e das condições meteorológicas.

A travessia dura, em média, 20 minutos e custa (preço praticado em janeiro de 2022) para carros de passeio R$ 19 nos dias de semana e R$ 28,50 aos sábados, domingos e feriados. É possível saber as condições da balsa em tempo real acessando este portal.

Também é possível acompanhar o status da travessia São Sebastião/Ilhabela em tempo real na plataforma MuitoBonsVentos, uma startup da Ilhabela que monitora o vento em tempo real e disponibiliza imagens de câmeras e gráfico do tempo de espera. Em termos de tempo, a plataforma Web App contempla as leituras instantâneas de estações com resolução de 0.25 nós e 1 (grau) na direção dos ventos.

História

A história de Ilhabela é fascinante e passa pelos indígenas, por corsários,  escravos… O melhor a fazer é começar por aí. Ao desembarcar da balsa no centro da vila, é possível contratar guias que são capacitados para te conduzir nessa volta ao passado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do arquipélago investiu na capacitação de 40 guias para contar a rica história do local. Os roteiros podem englobar o Centro Histórico da Vila, a Fazenda Engenho D’água e a Fazenda Engenho da Toca. Neste link é possível consultar os contatos dos guias credenciados.

Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso em Ilhabela/ Foto: Fernando Moura

Na Vila o passeio é a pé pelas ruas estreitas, casarões antigos e preservados, a praça central e os decks e pier à beira-mar, além da centenária Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, construída no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia.

Praias e trilhas

Ilhabela tem muitas atrações e o ideal é se hospedar por lá por alguns dias. São mais de 40 praias, cada uma com características próprias, além de muitas trilhas pela Mata Atlântica que levam a paraísos com cachoeiras com vista para o mar.

No entanto, se você só tem um dia, pode visitar algumas das praias do centro, como Praia do Saco da Capela, Santa Tereza, Itaquanduba, Perequê, Itaguassu ou Curral. Essas praias têm quiosques na areia e mar tranquilo.

Fim da tarde nos bares e quiosques da ilha / Foto: Fernando Moura

De barco

Outra opção é contratar um passeio de barco para percorrer toda a costa da ilha e ir conhecendo cada cantinho, visto do mar. É várias empresas que oferecem desde passeios em botes até em lanchas. Neste link é possível consultar as opções de passeios e também o contato das empresas credenciadas.

De 4X4

Outra opção é conhecer a ilha por dentro. As empresas locais também oferecem passeios de jeep até praias escondidas e por trilhas com cachoeiras. Alguns roteiros juntam tudo, passeio off-road pelas trilhas e cachoeiras e depois um trecho em flex-boats, escunas ou lanchas pelos verdes mares da ilha. Aqui você pode consultar algumas opções.

Parque Estadual

O Parque Estadual de Ilhabela oferece aos visitantes atividades como caminhada em trilhas de diferentes níveis, subida a picos e mirantes, observação de fauna e flora, banho em cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, é pelo parque o acesso às praias – praticamente desertas – de Castelhanos, Fome, Bonete, entre outras.

É possível visitar o parque com guia ou sem. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para visitações aos finais de semana, feriados e alta temporada é preciso consultar os horários pelos telefones (12) 3896-2585 e (12) 3896-1646. Há também um limite diário de veículos permitidos: 65 jipeiros (agências que oferecem passeios), 42 particulares e 60 motos. O acesso de ciclistas e pedestres é livre.

Prática da vela é um dos esportes favoritos da ilha / Foto: Fernando Moura

Programe-se antes de ir

Para aproveitar ao máximo o seu dia de visita em Ilhabela, o ideal é se programar antes. Primeiro consultando os horários e o movimento da balsa que parte de São Sebastião. Na alta temporada é possível comprar a passagem com antecedência, pelo serviço “Hora Marcada”, acesse aqui para saber.

Depois, diante de tantas opções que a ilha oferece, o melhor é focar em um tipo de passeio (praia, trilha, caminhada, cachoeira, turismo histórico, compras, gastronomia) e prepará-lo antes. O portal de turismo de Ilhabela é um ótimo guia para isso.

Leia também os nossos artigos sobre a Praia de Calhetas, sobre o Refúgio de Alcatrazes, e saiba tudo sobre passar férias em Maresias.

  • Foto de abertura da Prefeitura de Ilhabela
WhatsApp Icon