Você sabia que a tapioca é um dos alimentos mais tipicamente brasileiro? A palavra “tapioca” vem do Tupi tipi’óka, que significa aglutinado, e é o nome dado à fécula extraída da raiz da mandioca, da qual a tapioca é feita. Ela é também chamada de goma seca, polvilho seco ou polvilho doce, dependendo da região do país. Nos últimos anos é um ingrediente que foi incorporado a toda a culinária brasileira, de norte a sul.

Origem indígena

Foram os povos tupis-guaranis que viviam na costa brasileira antes do descobrimento, e que tinham a sua alimentação baseada na mandioca, os primeiros a extrair a fécula para fazer o beiju, principalmente na região Nordeste.

Os colonizadores portugueses que chegaram para povoar a Capitania Hereditária de Pernambuco descobriram que o beiju de tapioca poderia substituir o pão de trigo e o seu consumo foi se espalhando. Mais tarde a tapioca se transformaria ainda na base da alimentação dos escravos do Brasil, pela facilidade de preparo e alto teor energético.

Receita com inspiração histórica

A Pousada Porto Mare foi buscar lá atrás na nossa história inspiração para produzir esse delicioso Bolo de Tapioca. O outro ingrediente do preparo é o coco, que também chegou ao Brasil junto com o descobrimento, trazido da Ásia, e passou a fazer parte da nossa culinária com a vinda dos escravos, que já o conheciam e o consumiam na África.

A cozinha da Pousada Porto Mare está no topo das ótimas opções de restaurantes em Maresias. Não deixe de conhecer o Restaurante Ravenala, nas dependências da pousada, se visitar a Praia de Maresias.

O Bolo de Tapioca da Porto Mare é servido no salão do café da manhã para hóspedes da pousada, geralmente em finais de semana ou em feriados prolongados. Venha se hospedar com a gente e conhecer essa delícia. Aqui vamos te ensinar a prepará-lo para que mate a vontade, acabe com a água na boca e possa levar para a sua casa um pouquinho do gosto da nossa pousada!

Bom apetite!

BOLO DE TAPIOCA DA PORTO MARE

Ingredientes

500 gramas de tapioca granulada

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de coco ralado

2 litros de leite fervendo

500 ml de leite de coco

Leite condensado e coco ralado para finalizar (a gosto)

Modo de preparo

Coloque em uma bacia a tapioca, o açúcar e o coco ralado, misture bem, acrescente o leite fervendo, misture novamente. Por último, acrescente o leite de coco e mexa por 5 minutos.

Depois deixe descansar por mais 5 minutos. Em seguida, repita o procedimento, ou seja, mexa novamente por 5 minutos e deixe descansar por outros 5 minutos.

Mexa uma última vez e coloque a massa em um forma untada com óleo.

Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por, no mínimo, 12 horas.

Após o tempo de geladeira, desenforme e finalize a decoração derramando leite condensado e coco ralado por cima do bolo.

Esta receita rende duas formas de buraco no meio de 24 cm.

Se ficou com alguma dúvida no preparo, mande um comentário que a gente te ajuda!

Você pode acompanhar o preparo desta receita no perfil da Pousada Porto Mare no Instagram

Leia também o nosso artigo “Onde comer em Maresias: 5 principais restaurantes da região

Translate »