São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, é uma das mais antigas cidades do nosso país e, além de guardar tesouros naturais em suas mais de 30 praias escondidas na Mata Atlântica, o município guarda também muito de nossa história em suas edificações ainda preservadas.

Se você escolhe a famosa praia de Maresias para passar férias, pode e deve separar um dia para dar uma esticada até o centro de São Sebastião e fazer uma viagem no tempo, de volta ao Brasil colonial. O Blog da Pousada Porto Mare conta aqui um pouquinho da história de cada um desses edifícios.

O centro histórico do município foi tombado em 1969 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e alguns outros atrativos também são tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a cidade possui o maior conjunto arquitetônico do litoral norte paulista.

 

Igreja Matriz

São Sebastião foi elevada à categoria de Vila em 1636. Mas mesmo antes disso, conta a história que em 1603 uma porção de terra em frente à então chamada Ilha de São Sebastião (hoje Ilhabela) foi doada a sesmeiros para que ali fosse construída uma capela. A Igreja Matriz de São Sebastião foi erguida, então, ainda no século 17 com cal de conchas, pedras e óleo de baleia, em estilo jesuítico. Seu frontão reto, triangular, reflete o momento de transição entre o Renascimento e o Barroco.

A Matriz está localizada na rua João Batista Fernandes, 22. Telefone: (12) 3892-1110.

 

Capela de São Gonçalo

A construção de pedra assentada sobre o barro é um importante exemplar da arquitetura religiosa da época colonial. A Capela de São Gonçalo é pequena e hoje abriga o Museu de Artes Sacras da cidade de São Sebastião.

Fazem parte do seu acervo peças e imagens emparedadas de barro do século 17, encontradas durante as obras de restauração da Matriz, além de doações de particulares da Igreja. A exposição permanente representa parte do Patrimônio Cultural do Litoral Norte.

A Capela de São Gonçalo fica na rua Sebastião Silvestre Neves, s/nº. Telefone: (12) 3892-4286. A entrada é gratuita.

 

Casa de Câmara e Cadeia

Em 1636, quando São Sebastião ascendeu a Vila, recebendo autonomia político-administrativa, ganhou a sua Casa de Câmara e Cadeia. A ela cabia legislar, administrar, policiar e punir. A edificação acompanha as características da arquitetura civil do século XVIII, como a fachada simétrica. Sua construção apresenta etapas típicas da técnica de alvenaria de pedra e cal, obtida da moagem de conchas.

Segundo historiadores, a Casa de Câmara e Cadeia de São Sebastião foi construída, provavelmente, nas primeiras décadas do século XIX e transformou-se rapidamente no órgão mais importante da cidade.

A antiga Casa de Câmara e Cadeia fica na rua Expedicionários Brasileiros, no Centro.

 

Antigo Grupo Escolar “Henrique Botelho” – Casa da Cultura

Nessa construção foram utilizadas três técnicas: a pedra e cal, pau a pique e alvenaria de tijolos. O emboço para entablamento de portas e janelas foi feito com massa e elemento cerâmicos. É também uma casa da época em que São Sebastião já era uma vila.

A Casa da Cultura fica na avenida Dr. Altino Arantes, 174. Telefone: (12) 3892-4604.

 

Casa Dória

Essa edificação pertence à família Dória, foi construída em 1906 e constitui exemplar da arquitetura de transição entre a tradição colonial, representada pela sua implantação, e a modernidade da virada do século, presente na sua ornamentação de fachada.

A casa mistura diversas técnicas construtivas, como alvenaria de tijolos, tabiques de madeira e o tradicional pau-a-pique. Em um período de estagnação econômica vivido pela cidade, a Casa Dória é um dos raros exemplares de arquitetura do começo do século, no centro histórico, dominado por casas singelas.

A Dória fica na rua Antônio Candido, 214.

 

Casa Esperança

Feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia, a Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município.  Ela foi tombada em 1955 pelo IPHAN e pelo CONDEPHAAT.

Esta casa é um testemunho da prosperidade de São Sebastião. Possui a maioria dos aspectos característicos da arquitetura civil e urbana do século 18. Apresenta fachada simétrica e ornamentação em pedra que seguiam padronização portuguesa contida nas Cartas Régias e nas Posturas Municipais, que definiam as ruas pelos sobrados e casas térreas, que deveriam ocupar limites do terreno.

A Casa Esperança ficou assim conhecida por volta de 1950, quando pertenceu a uma família de imigrantes italianos que montou um comércio com essa denominação.

Ela fica na rua Alm. Nogueira, número 1 e hoje lá funciona uma loja.

Convento de Nossa Senhora do Amparo em São Sebastião

A construção mais antiga de São Sebastião não está, no entanto, no centro histórico. Ela fica no bairro São Francisco. Trata-se de um conjunto formado pelo convento Franciscano, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e a antiga Capela da Ordem Terceira, que datam de 1664.

O convento foi projetado por franciscanos que chegaram para ajudar a colonizar o Brasil e Foi construído a pedido dos moradores que desejavam que erguesse ali um Convento. Segundo o Livro História do Convento, a licença para a construção foi dada em 1658.

Os franciscanos que passaram por ali deram início às obras, em 1664.  A construção feita com a ajuda de escravos levou quatro anos para erguer o conjunto da igreja e convento. A construção é em taipa de pilão e também pedra e alvenaria de tijolo. Em meados de 1668, aproximando-se do seu acabamento, foi celebrada a primeira festa de Nossa Senhora do Amparo.

O convento fica na rua Martins do Val, S/N – Praia de São Francisco. Telefone: (12) 3862-4466.


*Com informações e imagens de Turismo de São Sebastião

Leia também os nossos artigos sobre Ilhabela, Praia de Calhetas e Refúgio de Alcatrazes.

WhatsApp Icon