A riqueza da culinária brasileira deve-se em grande parte à miscigenação do nosso povo, originalmente indígena, misturado com portugueses, africanos, outros europeus vindos de diversos países, em diferentes épocas, asiáticos, árabes… a comida brasileira é um espelho do que nós somos.
Somado às influências de outras culturas, o regionalismo do nosso país com dimensões continentais é um tempero a mais na nossa cozinha. A caldeirada de peixe é um prato que exemplifica muito bem esse caldeirão de sabores chamado Brasil.
Há quem diga que se trata de um prato trazido pelos portugueses para o Brasil. Outros remontam as suas origens aos pescadores de nossa costa que, depois de puxar a rede com a pescaria do dia, aproveitavam os pescados pequenos, outros que ficavam presos nas redes ou os de baixo valor comercial para alimentar a tripulação.
Para evitar o desperdício, os pescadores colocavam esse peixe em um caldeirão com água, sal e alguma gordura e estava feita a refeição. Com o passar do tempo, foram se adicionando outros ingredientes ao prato, como cebola, batata ou pimentão, e esse prato rústico foi se sofisticando e ganhando sabores característicos de cada região de nossa costa.
Os peixes também variam de região para região, no Norte é famosa a caldeirada de tambaqui, que é de água doce, no Sul a caldeirada é incrementada com moluscos e no Nordeste leva geralmente pescados e frutos do mar. Cada prato aproveita o que tem de mais abundante e o tempero característico de cada região.
O Restaurante Ravenala, localizado na Pousada Porto Mare, em Maresias, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, tem a caldeirada como um dos pratos favoritos dos clientes em seu cardápio. Servida com pirão e farofa, a caldeirada da Porto Mare leva peixe, moluscos, frutos do mar e um tempero especial que a gente conta para vocês agora. Leia a receita e veja o preparo no nosso perfil do Instagram e Facebook.
Caldeirada do ravenala
Ingredientes da caldeirada
200 gramas de peixe (cação, badejo ou à escolha)
100 gramas de lula
100 gramas de marisco
100 gramas de camarão
1/2 pimentão verde pequeno
1/2 pimentão vermelho pequeno
1/2 pimentão amarelo pequeno
2 tomates maduros
1 cebola grande
1 colher de alho
Azeite de dendê
1 vidro de leite de coco
Ingredientes do pirão
Caldo da caldeirada
Farinha de mandioca crua.
Ingredientes da farofa
2 bananas cortadas em rodelas
1 colher de manteiga
Alho e cebola batida
Modo de preparo da caldeirada
Refogar 2 colheres de cebola cortada em lâmina com 1 colher de alho no azeite de dendê. Juntar meio pimentão de cada cor cortado em lâminas e refogar. Acrescentar os tomates maduros cortados em lâminas, o peixe e os frutos do mar e refogue tudo junto. Depois juntar o leite de coco e temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Deixar cozinhar.
Modo de preparo pirão
Retirar um pouco do caldo da caldeirada e adicionar, aos poucos, farinha de mandioca até formar um creme.
Modo de preparo farofa
Refogar a cebola e o alho na manteiga, colocar as bananas e depois ir colocando a farinha devagar até cobrir as bananas. Por fim, acertar o sal e colocar salsa para servir. A receita serve de duas a três pessoas.
* Aprenda também a fazer nosso Bolo de tapioca e leia mais sobre gastronomia em “Onde comer em Maresias: 5 principais restaurantes da região”