Alimentar uma criança de forma saudável e prazerosa talvez seja um dos maiores desafios de mães e pais. Mas fazer com que os pequenos tomem gosto por alimentos in natura, que não sejam processados e que não tenham tantos químicos adicionados, pode render uma aventura surpreendente na cozinha.

Levando em consideração a regra mais básica da nutrição, de que quanto mais colorida a comida, mais rica em diferentes nutrientes ela será, é possível fazer voar a imaginação e transformar o prato em uma tela de pintura.

É possível ainda envolver a criança na compra dos alimentos, apresentando cada legume ou verdura a ela, e deixando-a participar do todo o processo de preparo da refeição, como se estivesse mesmo preparando as tintas, separando as cores, fazendo arte!

Ainda assim é natural que a criança aceite alguns alimentos e rejeite outros e, de novo, usando a criatividade, é possível oferecer os alimentos preferidos juntos com outros que ela ainda não conhece, como forma de apresentação, para que ela experimente novos sabores.

A forma de apresentar e oferecer o alimento também pode ser disfarçada ou divertida. Envolvendo a criança em todo o processo da alimentação, informando sobre a origem dos alimentos e a importância que eles terão no seu organismo e no seu desenvolvimento você vai criando uma consciência que ela vai levar para a vida toda.

Neste mês de outubro (que é o mês delas!) a Pousada Porto Mare, localizada na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, vai dar uma mãozinha para pais e mães que se hospedarem lá. O Restaurante Ravenala, localizado na pousada, desenvolveu um prato especial, nutritivo e divertido dedicado às crianças, que estará no cardápio durante todo o mês. E aqui nós te ensinamos a prepará-lo!

 

PICADINHO DE FILÉ MIGNON
Ingredientes
100 g de cubos de filé mignon
50 ml de molho de carne
Manteiga
Cebola ralada
Alho picado
Sal

Modo de preparo

Refogue a cebola o alho na manteiga até dourar. Acrescente os cubos de filé, coloque o caldo de carne, o sal e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o caldo.

Servir o picadinho acompanhado de arroz branco, brócolis salteados no azeite e cenoura crua ralada. Usar a imaginação para criar um personagem bem divertido!

Conheça mais sobre os 15 anos de história da Pousada Porto Mare e leia também os nossos artigos O que fazer em Maresias com crianças e O que fazer em Maresias quando chove.

Translate »