A palavra debutante vem do francês débutante, que significa estreante ou iniciante. Chamamos debutante as meninas que, quando completam 15 anos de idade, atravessam uma espécie de rito de passagem de um momento para outro de suas vidas.

Neste ano, a Pousada Porto Mare também irá debutar quando, em dezembro, completar 15 anos de vida. No entanto, ao contrário do significado da palavra, nesses anos todos a Porto Mare deixou de ser estreante para se consolidar como um dos destinos favoritos dos turistas que visitam a Praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Em suas 31 cômodas habitações, a Porto Mare recebe quase 16 mil hóspedes todos os anos e oferece as melhores opções de hospedagem e lazer para grupos de amigos, casais, famílias inteiras e até para os pets. Faça chuva ou faça sol. Mas você sabe como tudo começou?

DE MARAÚ PARA SÃO SEBASTIÃO

Em 2005, Rodrigo Alves Costa, proprietário da Porto Mare, decidiu se mudar de São Paulo em busca de mais qualidade de vida, em algum lugar mais tranquilo. O destino inicial era a Península de Maraú, na Bahia. Mas no meio dos planos, apareceu uma boa oportunidade de negócio para o seu pai em Maresias e o vento acabou soprando para outro lado.

No lugar onde está hoje localizada a pousada era um terreno com alguns chalés, que eram alugados para temporada, e uma casa principal. A família comprou o terreno decidida a mudar tudo e construir ali uma pousada familiar e aconchegante, perto do mar e do agito da Praia de Maresias. Rodrigo mudou seus planos e em vez do Nordeste, foi se estabelecer em São Sebastião para tocar a pousada dos pais.

COMEÇANDO DO ZERO

Quando chegaram para fazer os primeiros planos para a Porto Mare, Maresias tinha acabado de ser atingida por uma forte enchente. Por isso nada do que estava ali foi aproveitado, a família Costa derrubou os chalés, aterrou o terreno de forma que ele ficasse mais alto e começou tudo do zero.

Foram necessários 18 meses para que a Porto Mare ficasse do jeitinho que os donos idealizaram, com o nome escolhido e a sua decoração rústica que tanto encanta os seus hóspedes. Em dezembro de 2006 a pousada abriu as suas portas, em plena temporada de verão, para nunca mais fechar.

A PEDIDO DOS HÓSPEDES

A Porto Mare começou a operar servindo apenas o café da manhã. Mas os hóspedes pediam muito um restaurante que funcionasse pelo menos nos fins de semana, que pudesse servir uma comida simples, principalmente para crianças.

Atendendo aos pedidos, dois anos depois a Porto Mare abriu o restaurante que levava o mesmo nome da pousada e foi um sucesso. Hoje o restaurante se chama Ravenala, é independente e atende a hóspedes e não hóspedes com um cardápio sofisticado.

HABITAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

A Porto Mare tem hoje 5 suites luxo econômicas, que acomodam até 2 pessoas cada, 25 suites luxo, que acomodam de 2 a 4 pessoas, e uma suite master, que acomoda até 5 pessoas. Recebe todos os anos, em média, 15.900 visitantes, em sua maioria casais. Mas a pousada familiar tem hóspedes fieis que começaram se hospedando em lua de mel e hoje já voltam com seus filhos.

As pessoas que se hospedam na Porto Mare procuram a melhor relação custo-benefício para as suas férias, unindo a ótima localização a uma quadra do melhor ponto da praia de Maresias, com a proximidade do comércio, dos bares e restaurantes.

Pousada em Maresias - Suíte

ESTRUTURA E ATENDIMENTO DIFERENCIADOS

A pousada também dispõe de uma infraestrutura de lazer para que ninguém fique entediado até mesmo se o tempo fechar. Piscina com sauna integrada, parquinho para crianças, área para circular com os pets, além de mesa de bilhar, videogames, filmes e livros à disposição dos hóspedes são diferenciais da Porto Mare, junto com um atendimento individualizado e diferenciado.

Sempre atenta às mudanças do mundo e da sociedade, a Porto Mare tem se tornado cada dia mais amiga da natureza. A pousada aproveita com inteligência o maior atrativo turístico da Praia de Maresias, que é o calor do sol. Painéis fotovoltaicos geram de 60% a 70% de toda a energia consumida e essa é apenas uma das medidas que torna a Porto Mare eco friendly.

A Porto Mare construiu a sua história nesses 15 anos atenta às modificações ao seu redor, mas também sempre ouvindo seus milhares de hóspedes, aprendendo com todos eles para, juntos, chegarem a essa data sendo um dos melhores destinos para o turista em Maresias.

Que bons ventos nos levem ainda mais longe!

Leia também os nossos artigos Turismo após a pandemia: o mundo mudou, a vida mudou e a Porto Mare acompanhou” e “Você sabia que a Porto Mare é amiga do meio ambiente?”

Translate »