Que a exposição responsável e com os devidos cuidados ao sol é importante, dentre outras coisas, para mantermos elevados os níveis de vitamina D no nosso organismo já sabemos. Que a água salgada e repleta de sais minerais do oceano traz benefícios diversos para a nossa saúde, também. Mas as vantagens de passarmos dias à beira-mar vão muito além disso, e é a ciência quem afirma.

Sentar-se alguns momentos em frente ao mar azul, pisar a areia sem sapatos, olhar o horizonte, respirar ou simplesmente ouvir o barulho das ondas de olhos fechados pode ajudar a controlar o estresse e a melhorar a saúde do nosso cérebro.

Um artigo publicado na Inc. listou uma série de trabalhos acadêmicos que comprovam os poderes relaxantes e até curativos de viver perto do mar, ou mesmo de passar alguns dias tranquilos em uma praia, como a nossa Praia de Maresias, onde está a Pousada Porto Mare, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo.

Ondas relaxam e ajudam a meditar

Um dos artigos citados é o do professor de saúde comportamental da Universidade da Pensilvânia, Orfeu Buxton. Ele afirma que os sons repetitivos das ondas do mar batendo na costa são tranquilizantes. “É como se elas repetissem não se preocupe, não se preocupe, não se preocupe”, diz ele.

Outros pesquisadores asseguram que esse vai e vem das águas pode ajudar qualquer pessoa a entrar em um estado de meditação, o que, comprovadamente, ajuda a fortalecer o cérebro.

Inspire…. expire…. respire!

Alguns estudos ainda mais antigos comprovaram que respirar o ar enevoado e salgado da praia leva instantaneamente benefícios para o nosso cérebro. Isso porque os íons negativos do ar do oceano, conduzidos pelas moléculas da água, demonstraram ter um efeito antidepressivo e podem aliviar sintomas do transtorno afetivo sazonal, deixar a pessoa mais relaxada e até bem-humorada.

Azul da cor do mar

Outro poder do oceano vem de suas cores. Pesquisas sobre cromoterapia demonstraram que diferentes cores geralmente produzem efeitos psicológicos, emocionais e até físicos diferentes.

O azul, a cor do mar, é frequentemente utilizado para transmitir uma sensação de calma. Isso, aliado com o movimento e ao som das ondas pode colocar qualquer pessoa em estado meditativo, mudando a frequência de nossas ondas cerebrais.

Descalços na areia

Andar sem sapatos, sentindo os grãos de areia da praia entre os dedos, é uma outra prática que acalma, descarrega coisas ruins e carrega novas energias. O “aterramento”, como é chamado o ato de se andar descanso, tem vários benefícios estimulantes. Os nossos pés têm uma teia de importantes nervos.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine explica que nossos pés são capazes de absorver íons livres na superfície terrestre da mesma forma que nossos pulmões são capazes de absorver íons no ar. Quando você anda descalço e sente os grãos de areia, eles estimulam os pontos das plantas dos pés que são utilizados na acupuntura, desencadeando várias sensações relaxantes.

O futvôlei na praia é praticado durante todo o dia / Foto: Fernando Moura

 

Academia natural

Além de todos os benefícios que o mar traz para a nossa saúde mental, praticar exercícios nas areias da praia também pode ser uma experiência muito eficiente para quem quer manter a forma e até perder peso. Exercitar-se nas areias fofas exige muito mais dos nossos músculos, mais força e esforço, e uma atividade à beira-mar pode queimar mais calorias do que a praticada em solo duro.

Neste verão, o beach tennis está em alta no litoral brasileiro, além do vôlei, futvôlei, da yoga e até da ginástica funcional, conduzida por preparadores físicos. Mas, atenção, é preciso estar preparado para o calor e para a instabilidade do solo, que exigem muito mais do corpo.

Vem relaxar na Porto Mare!

Por isso tudo, aproveite o início do ano, pegue o seu planner e reserve alguns dias para renovar as energias em Maresias. A Pousada Porto Mare tem 15 anos de história e um atendimento diferenciado, está seguindo todos os protocolos que o momento da pandemia exige e oferece descontos incríveis para reservas antecipadas.

Leia também o nosso artigo Férias em Maresias o ano todo: tudo o que você precisa saber,  e consulte o nosso Guia de Serviços de Maresias.

WhatsApp Icon