Na hora de preparar as malas e escolher o local onde ficar em uma viagem, bate sempre as dúvidas: quais os melhores tipos de quartos de hotel? Como diferenciá-los? O que são aqueles termos que geralmente aparecem?

Entender isso é importante para saber se cada opção vale realmente o investimento, o quanto você economiza e o que vai ser decisivo para o seu conforto durante a estadia em um determinado hotel ou pousada.

Por isso, neste conteúdo, falaremos sobre os tipos de quartos de hotel e vamos esclarecer as diferenças, com a explicação de todos os termos técnicos para você. Acompanhe.

Quais são os tipos de quartos?

Vamos lá. Uma das dúvidas na hora da viagem é com relação aos tipos de quartos de hotel em termos de tamanho. Para separar esse aspecto, temos o quarto de solteiro, o duplo solteiro, o quarto casal, os dormitórios e os apartamentos.

Quarto de Solteiro

O mais simples e barato de todos é o quarto de solteiro (ou single room). É uma opção mais conveniente para quem viaja sozinho e procura apenas uma cama e um espaço de até 14 m².

Pressupõe-se que a pessoa nem vai passar muito tempo no quarto e vai sair para resolver coisas da viagem.

É ideal para uma viagem em que o objetivo é explorar o local ao redor. Também pode ser uma boa opção para poucas noites.

Tipos de Quarto de Hotel

Duplo Solteiro

Também chamado de twin room, o quarto duplo solteiro é indicado para pessoas que estão acompanhadas de um parceiro de viagem que não necessariamente é um cônjuge ou parte do casal. Logo, existe a necessidade de ter camas separadas, uma para cada pessoa.

Ideal para quem viaja com amigos, com irmãos ou pessoas conhecidas. Dividir o quarto pode representar dividir os custos, portanto, o que torna a viagem mais econômica.

É interessante destacar que o termo “duplo” pode variar. Podemos ter mais camas de solteiro e um espaço um pouco maior para atender a mais pessoas.

Quarto Casal

O quarto de casal é bem autoexplicativo. Trata-se de uma opção de cama única, de tamanho maior, para pessoas que dormem juntas. Há também a opção de adicionar mais camas no local para filhos ou crianças.

É ideal para uma viagem mais planejada, com a pessoa amada, em que você precisa de um espaço confortável para um tempo a dois.

Leia mais: Pousada em São Paulo para Casal: Veja a melhor opção para curtir a dois

Dormitórios

Os dormitórios são comuns em hostel como uma forma de abrigar pessoas diversas em um período curto. São várias camas em um só quarto, muitas vezes em formato de beliche.

Nesse modelo, há menos autonomia e privacidade, já que a pessoa vai ter que dividir o espaço com outras desconhecidas. Contudo, a opção é escolhida em muitos casos por ser a mais barata dentre as mencionadas neste artigo.

Apartamentos

Além dos tipos de quartos de hotel que mencionamos, temos também uma opção mais cara e mais interessante para certas pessoas. Nesse modelo, você aluga o apartamento inteiro por alguns dias e pode usufruir de outros cômodos além de um quarto.

Ou seja, é como adquirir o pacote completo: cozinha, sala, quartos e muito mais. É ideal para quem viaja com a família e precisa desse conforto maior para passar alguns dias despreocupado.

Qual é a classificação dos quartos de hotel?

Podemos classificar os tipos de quartos de hotel por outros fatores também. Um deles é o luxo daquela acomodação em específico.

Ou seja, quantas funcionalidades e recursos especiais há em cada tipo, o que pesa no preço e na adequação ao perfil de viajante.

Nesse quesito, temos três grandes categorias: Standard, Master, Deluxe.

Standard

O quarto Standard é o padrão, o mais simples e mais comum, sem muitas características especiais. Também, por isso, é o mais econômico. Ideal para muitos casos, principalmente por oferecer o que as pessoas mais querem: o essencial.

Possui banheiro privado, armário, cama, mesa, etc. Um dos fatores mais importantes para classificar um quarto como Standard é, sobretudo, a vista e o seu entorno. No caso desse tipo, não há uma vista diferenciada.

Master

Esses quartos tendem a ser um pouco mais luxuosos e confortáveis do que o padrão. Além dos itens que você encontra normalmente, eles podem apresentar sofás, poltronas e mais. Além disso, apresentam uma vista belíssima e estão localizados nos melhores andares.

Por conta disso, evidentemente, o preço sobe.

Deluxe

Esses são os tipos de quartos de hotel mais caros e mais luxuosos que você pode encontrar em um local para hospedagem. São maiores em dimensão, possuem banheiras especiais, varandas, bem como elementos que incluem os que os outros já tem.

Além disso, é possível encontrar outros diferenciais também, a depender do hotel ou da pousada em questão. O importante é que esse modelo é pensado para um senso de exclusividade e excelência, buscando ser o melhor em todos os sentidos.

Afinal, como escolher o melhor quarto de hotel?

Pessoa abrindo porta de quarto de hotel indicando como escolher

Um dos fatores a analisar é o seu perfil de viajante, como já falamos. Ele determina se você gosta de mais luxo ou somente do essencial. Também vai ser crucial em certos detalhes menores, que podem ajudar na decisão.

O orçamento é outro aspecto muito relevante. Entender o quanto você pode gastar na viagem é fundamental, considerando que há outros custos também, como o deslocamento, gastos em restaurantes e outros fatores.

Por fim, é importante buscar uma opção de estabelecimento que seja referência, que atraia muitas pessoas, que seja bem avaliado e que ofereça opções distintas para perfis distintos. Assim, não será difícil escolher.

Hospedagem na Pousada Porto Mare

Saiba que na Pousada Porto Mare, você dispõe de qualidade e excelência quando o assunto são os tipos de quartos de hotel. Temos duas suítes principais, a suíte de luxo e a suíte master.

A suíte de luxo tem cerca de 20 m², o que é maior do que o convencional espaço para solteiros de hotéis, por exemplo. Tem varanda, frigobar, ar condicionado, Wi-Fi, TV a cabo e mais.

Já a suíte master traz todas essas características e mais em um espaço de 40 m². Essa suíte tem como diferencial uma banheira maravilhosa com hidromassagem para melhorar ainda mais o seu conforto.

Banner Pousada Porto Mare

Conheça as nossas suítes e o conforto que podemos oferecer para a sua viagem!

Conclusão

Ao analisar os tipos de quartos de hotel, é importante estar atento ao tamanho deles, ao tipo de cama oferecida e a outras características diferenciais. Além disso, é necessário analisar o tipo com relação à excelência e ao luxo envolvido.

WhatsApp Icon