Dando continuidade à série de destinos próximos a Maresias que o Blog da Pousada Porto Mare vai publicar para tornar a visita a São Sebastião inesquecível para qualquer viajante, apresentamos agora a Praia de Calhetas.

Calhetas é mais uma das joias de São Sebastião e merece entrar no roteiro de viagem. Ela está situada a 11 km da Praia de Maresias, entre as praias de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno. É uma praia pequena, deserta e até um tanto selvagem, limitada por pedras que formam piscinas naturais.

Olhando do alto, Calhetas é uma pequena península mar adentro, com faixa de areia dos dois lados, pedras e águas calmas e cristalinas, cercada de um gramado verde e de palmeiras que compõem um cenário perfeito.

Acesso pela BR-101

A entrada para a praia é um pouco escondida e o único acesso é por uma propriedade privada que não permite a entrada de carros. Ela fica na altura do quilômetro 144 da Rodovia Rio – Santos (BR-101), e não há lugar para parar o carro.

Os motoristas que visitam Calhetas geralmente buscam alguns recuos da estrada, em cima da mata, mas se o carro não estiver completamente fora da rodovia está sujeito a multas. Quem não quiser arriscar, precisa estacionar em Toque Toque Grande e ir andando, mas a caminhada é um pouco cansativa, cerca de 20 minutos morro acima.

A partir da guarita do condomínio privado, que está sempre com os portões abertos, são de dez a quinze minutos de caminhada tranquila e leve até chegar às areias de Calhetas. O caminho é asfaltado e coberto por árvores enormes e vegetação nativa da Mata Atlântica.

Cachoeira no caminho

Antes de chegar à praia tem um pequeno desvio por uma trilha curta de cerca de 100 metros, que leva a uma queda d’água de 40 metros que também vale a parada. As formações rochosas facilitam o acesso e os condôminos da propriedade colocaram cordas de segurança que também ajudam o visitante.

 

Praia de Calhetas em sao sebastiao

 

Mirante

Da praia é possível avistar um morro com uma escadinha. Ela leva a um mirante de onde se tem a melhor vista de Calhetas. O acesso e fácil, pelo gramado, e a vista vale a subida. É o ponto de onde o viajante consegue captar em suas fotos todas as belezas dessa praia escondida.

Dicas importantes

Como o acesso a Calhetas é feito por uma propriedade privada, há algumas regras a serem cumpridas. Não é permitido levar animais à praia nem caixas de som. O lugar é mesmo um refúgio e deve ser visitado por aqueles que apreciam a natureza e suas belezas.

Mesmo sendo pouco procurada, no verão muitos apreciadores das praias mais selvagens costumam ir a Calhetas. Por isso, em épocas de pandemia, mantenha sempre uma distância segura dos outros visitantes.

Apesar de a trilha ser asfaltada e curta, o melhor é levar apenas o necessário para passar o dia. O condomínio não permite a entrada na trilha com isopores, churrasqueiras ou barracas gigantes. Tudo para que a beleza do local seja preservada.

É importante também que o visitante leve sempre um saco de lixo, recolha e leve todo o resíduo que produzir, de forma a deixar o paraíso intocável para o próximo visitante.

Leia também nosso artigo Destinos próximos a Maresias: Refúgio de AlcatrazesFérias em Maresias: tudo o que você precisa saber, e consulte o nosso Guia de Serviços de Maresias.

 

  • Foto: Prefeitura Municipal de São Sebastião
WhatsApp Icon