Maresias é uma praia do município de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, mas de tão conhecida que ficou, até mesmo internacionalmente, pelas suas ondas e por lançar para o mundo notáveis nomes do surfe, há até quem ache que é uma cidade. Mas Maresias é o nome de apenas um dos bairros de São Sebastião.

O local ganhou esse nome porque em dias de mar muito agitado um nevoeiro causado pela arrebentação das ondas toma conta da praia. É esse pedaço de 5 km de extensão de orla marítima, com uma vasta porção de Mata Atlântica, fauna e flora diversificada, que milhares de turistas ocupam o ano todo, buscando descanso e diversão.

A sua geografia e a natureza exuberante do local oferecem aos viajantes a possibilidade de reunir, em um só passeio sol, mar e praia, esportes, trilhas e cachoeiras e, também, bons passeios históricos.

Vista área de Maresias

Condições meteorológicas

O clima de Maresias é o tropical, ou seja, quente e úmido. Devido à proximidade do mar e da Mata Atlântica, há bastante chuva durante o ano todo, mas nada que atrapalhe o seu passeio. Alias, se quiser saber mais, leia o nosso artigo “O que fazer em Maresias quando chove”.

São Sebastião tem um clima ameno durante todo o ano, é perfeito para quem não gosta nem de calor forte e nem de frio intenso. No geral, a temperatura no verão varia de 22º C a 29ºC, no entanto é bem comum alguns dias terem temperatura até mesmo acima dos 30º. E o sol sempre acaba aparecendo, mesmo em dias de nuvens de chuva.

A maior concentração de turistas em Maresias ocorre nos meses de verão (de dezembro a fevereiro), no mês de julho, quando parte do Brasil tem férias escolares, e ainda nos finais de semanas e feriados prolongados. Em Maresias o verão é longo e quente, e o inverno costuma ser curto e com temperaturas agradáveis, que não descem mais do que até 17ºC.

Capela Sao Benedito e SantAnna

Capela São Benedito e Sant´Anna

Da época da Colônia

Maresias está a 27 km do centro de São Sebastião, o acesso é feito pela BR-101 (Rio-Santos). São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte de São Paulo, nos tempos da colonização do Brasil, essa região era ocupada por indígenas da etnia Tupinambás e Tupiniquins.

O município recebeu esse nome porque foi no dia 20 de janeiro, data dedicada ao santo, que passou pela Ilhabela a expedição de Américo Vespúcio, em 1502. Um passeio pelo centro de São Sebastião é a porção histórica da visita a Maresias.

A cidade tem um casario colonial preservado, com prédios que datam dos séculos 17 e 18. Em um complexo de aproximadamente seis quadras estão a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo com seu Museu de Arte Sacra, a Cadeia Pública e a Casa de Câmara. A cidade tem ainda dois museus que valem a visita: o Centro Cultural Chão Caiçara e o Museu dos Naufrágios.

Praia de Guaecá/Foto: Porsupuesto

Praias e refúgios

Nos 40 Km de extensão do município de São Sebastião há mais de 30 praias para todos os gostos. Estando em Maresias é possível visitar várias delas no mesmo dia. Partindo do centro de São Sebastião, a primeira delas é Barequeçaba, com mar calmo e uma grande faixa de areia.

Seguindo rumo a Maresias, a próxima parada é Guaecá, um cantinho de praia emoldurado por céu, mar e mata verde, com mar calmo e vistas para Ilhabela, costuma ser uma praia com muitas famílias e crianças, um lugar ideal para quem busca sossego.

Outras praias que ficam no caminho de 21 km do centro da cidade a Maresias e merecem igualmente uma visita são: Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Calhetas, Praia de Santiago e Praia do Paúba.

Trekking em Maresias

Ecoturismo e esportes radicais

Desde Maresias há bons passeios organizados pela MaresiasTur, que levam o turista a todos esses destinos e a muitos outros. De carro, de bicicleta ou caminhando por trilhas repletas de aventuras e cachoeiras onde é possível fazer também alguns esportes radiais.

A Praia de Maresias também tem uma porção com mar agitado e ondas altas ideal para os praticantes de surfe – e há escolinhas para amadores e iniciantes que podem ser contratadas via agências ou na Praça do Surfe – e também um lado mais calmo, de faixa de areia longa e plana e mar tranquilo, ideal para famílias com crianças. Saiba mais em “O que fazer em Maresias com crianças”.

Onde se hospedar em Maresias

Baladas e restaurantes

Maresias também ficou conhecida pela sua infraestrutura de primeira para receber o turista. Há hotéis e pousadas para todos os gostos e para todos os tamanhos de bolsos. A Pousada Porto Mare é uma delas, localizada a apenas uma quadra da praia, tem um atendimento familiar e diferenciado que foi se lapidando no decorrer de 15 anos de história.

Além de estar preparada para hospedar qualquer tipo de turista, Maresias também tem uma farta oferta de bares e restaurantes renomados e refinados, que servem desde petiscos típicos de cidades à beira-mar até pratos mais sofisticados. Não deixe de visitar o Restaurante Ravenala.

No inverno ou no verão, com sol ou com chuva, Maresias é sempre uma ótima opção para passar bons momentos com amigos ou em família na praia, com ótimas opções de passeios sempre tendo como cenário a natureza da Mata Atlântica, e muito bem servido de boas comidas e excelentes hospedagem.

Leia também o nosso Guia de Serviços em Maresias e saiba como fazer a sua reserva com desconto na Porto Mare.