A casquinha de siri é um prato de mar que podemos encontrar em cidades de todo o vasto litoral brasileiro. Sua origem é incerta, embora países europeus, sobretudo mediterrâneos, preparem receitas parecidas com carne de siri e de outros crustáceos. A nossa receita pode ter sido inspirada em algum prato daqueles países.

Mas a nossa casquinha tem um gosto peculiar e tipicamente brasileiro, que vem da mistura do coco com o azeite de dendê, trazido ao Brasil pelos africanos escravizados e introduzido na nossa culinária já há vários séculos. Essa combinação de ingredientes de gostos acentuados dá ao prato brasileiro um sabor único. Somado a isso o costume de servir a carne refogada e temperada dentro da carapaça do siri, é a cara do litoral brasileiro.

Neste post, o Blog da Pousada Porto Mare ensina você a preparar a casquinha de siri servida no Restaurante Ravenala, localizado nas dependências da pousada na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo. Venha nos fazer uma visita para experimentar essa delícia! 

Casquinha de siri do Ravenala

Ingredientes

1 kg de carne de siri cortada
1 colher sopa de cebola picada
2 colheres de azeite de dendê
1 dente de alho triturado
2 tomates sem sementes cortados em cubos
1 pão amanhecido
200 ml de leite de coco
salsa picada
sal a gosto

 

Modo de preparo

Bata o pão com o leite de coco no liquidificador até obter um creme. Reserve.
Lave bem a carne de siri. Em uma panela frite a cebola e o alho no azeite de dendê, acrescente os tomates e deixe amolecer um pouco. Coloque a carne de siri, o sal, a salsa e refogue por alguns minutos. Depois de refogado, junte o pão batido com o leite de coco, mexendo sempre para não grudar no fundo. Quando estiver bem cremoso está pronto.

Para servir

Coloque o preparado em uma tigela ou refratário, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva com vinagrete e farofa de dendê. Bom apetite!

Veja também as nossas receitas de Caldeirada de Chumbinho com Camarões, Caldeirada de Peixe do Ravenala e do delicioso Bolo de Tapioca da Porto Mare 

WhatsApp Icon