Não se pode discordar que Maresias possui as paisagens mais bonitas de São Paulo, tanto que sua praia é uma das mais conhecidas na região. 

Além de possuir uma ótima infraestrutura, Maresias é conhecida por ser um bairro que oferece diversos atrativos para seus visitantes, como restaurantes, vida noturna e outros. 

Porém, não podemos esquecer das cachoeiras, que também são alvo de muitas visitas dos turistas, devido às suas trilhas e belezas naturais. 

No entanto, não é todo mundo que conhece as lindezas das cachoeiras de Maresias. Por isso, neste artigo, trouxemos algumas das melhores cachoeiras no litoral norte de São Paulo. 

O que fazer em Maresias? 

Apesar de Maresias ser conhecida pela sua praia, o bairro não pode ser resumido somente a isso. A região é repleta de bares, festas, cachoeiras, ilhas e outros. 

Ou seja, Maresias é um local onde promove atividades para todas as idades, sejam jovens, adultos ou idosos. 

Em todos os pontos turísticos de Maresias você pode realizar atividades imperdíveis, como rapel, voo de parapente, passeio de bike e muito mais. 

No entanto, se você não está à procura de adrenalina e quer ficar perto da natureza e recarregar as energias, as cachoeiras de Maresias são ideais para você. 

São tantas opções de cachoeiras em Maresias que fica quase impossível visitar só uma. Por isso, trouxemos as melhores para que você já decida qual será a que você visitará. 

Cachoeira de Calhetas 

A Cachoeira de Calhetas fica próxima à Praia de Calhetas, um lugar que é muito conhecido por sua beleza natural, areia branquinha e quase semi-deserto. 

Por isso, essa localização é perfeita para quem procura tranquilidade e calmaria. No meio da Mata da Praia, aproximadamente 5 minutos antes de chegar, existe uma trilha bem pequena que leva à Cachoeira de Calhetas. 

Chegando na cachoeira, já é possível ver as belezas exuberantes do local, como suas formações rochosas que facilitam a entrada de visitantes e sua linda queda d’água. 

Cachoeira da Pedra Lisa 

A Cachoeira da Pedra é conhecida por ter a maior queda d’água em comparação com outras cachoeiras da região de São Sebastião. 

Ela é muito utilizada para fazer Rapel, por conta de ser bem pedregosa. Seu acesso é fácil, em apenas 30 minutos de caminhada você pode chegar lá. 

Visitando-a, você pode observar sua linda beleza natural e curtir a queda d’água de 40 metros de altura. 

Cachoeira Hidromassagem

Durante a caminhada para a Cachoeira Pedra Lisa, você encontrará outras duas cachoeiras: Cachoeira Hidromassagem e Cachoeira da Samambaiaçu. 

Igualmente à cachoeira Pedra Lisa, a Hidromassagem também possui águas cristalinas, ambiente pedregoso e belezas exuberantes. 

A água é tão cristalina que é possível enxergar os seus próprios de baixo da água. E, o melhor de tudo, não é necessário pagar nada para entrar. 

Cachoeira Samambaiaçu

homem com tênis vermelho fazendo trilha em direção a cachoeira samambaiaçuem maresias

A Cachoeira Samambaiaçu é a segunda queda d’água do Ribeirão Itu, com aproximadamente 20 metros de altura. 

Apesar de sua queda d’água ser menor que a Pedra Lisa, na Samambaiaçu está situado o maior poço da trilha — com cerca de 30 metros de largura por 20 metros de comprimento. 

Igualmente a Cachoeira Hidromassagem, a Samambaiaçu também possui águas cristalinas ao ponto de ver os pés debaixo d’água. 

Cachoeira da Serpente 

Considerada uma das mais lindas do litoral de São Paulo, para chegar na Cachoeira da Serpente leva cerca de 15 minutos. 

Ela possui 35 metros de queda e forma uma ótima piscina natural , conhecida como Poço dos Macacos. 

Cachoeira Poço do Caetano 

Já percebeu que Maresias é repleta de águas cristalinas? Não é diferente com a Cachoeira Poço do Caetano. 

O Poço do Caetano é muito conhecido devido às suas águas cristalinas tanto em piscinas naturais quanto em cachoeiras. 

Ele possui 2 metros de profundidade e é muito visitado por viajantes que estão à procura de relaxar e recarregar suas energias com um banho refrescante. 

Não podemos esquecer de falar de suas paisagens naturais exuberantes. A Cachoeira Poço Caetano é ótima para guardar recordações fotográficas. 

Cachoeira Toque Toque Grande 

Apesar de estar localizada em umas das regiões mais movimentadas no litoral norte, a Cachoeira Toque Toque Grande ainda consegue promover o clima tranquilo da Mata Atlântica. 

A Cachoeira de Toque Toque é, na realidade, uma queda d’água que está localizada na beira da rodovia Rio-Santos, aproximadamente 900 metros da praia. 

É possível chegar no local a pé, porém, é preciso ter muito cuidado durante a estrada, que é considerada bastante movimentada. 

A localização da Toque Toque é bem fácil de se entender, já que é bem sinalizada na Rio-Santos. No entanto, a cachoeira pode estar vazia dependendo da época ou dia da semana que você for visitá-la 

Se a cachoeira estiver deserta no dia da visita, tente ir acompanhado com um grupo de amigos, para não correr nenhum risco. 

Antes de visitar as cachoeiras de Maresias, é muito importante que você esteja hospedado em um local aconchegante para descansar da trilha. 

Como a trilha é cheia de adrenalina e aventura, você precisará de conforto quando chegar em Maresias, e o melhor lugar para isso é na Pousada Porto Mare. 

Venha conhecer nossos pacotes de hospedagem para ficar perto dos principais pontos turísticos de Maresias! 

Conclusão 

trilha para cachoeiras em maresias

Maresias é um local completo para se visitar. O bairro é repleto de atividades para todas as idades e gostos. 

Apesar de ser conhecida pelas suas praias, cachoeiras e ilhas, o bairro de Maresias também possui uma vida noturna agitada — ótima para jovens que adoram curtir festas com um público novo. 

Maresias é um local onde o viajante consegue sentir diversas emoções positivas, como tranquilidade, adrenalina, diversão, êxtase e muito mais! 

Além de aproveitar o melhor que o bairro de Maresias oferece, você também curte as cachoeiras mais lindas do Litoral Norte de São Paulo. 

WhatsApp Icon