A mudança climática é talvez o tema mais urgente a ser tratado globalmente nos dias de hoje. Líderes de 196 países irão se reunir na Escócia, em novembro, para discutir o assunto e debater como os países signatários do acordo internacional para reduzir o impacto da atividade humana no clima pretendem combater essas mudanças.

Mas o que nós temos individualmente a ver com isso? O professor Peter Singer, da Universidade de Princeton, nos EUA, que é classificado como “o filósofo vivo mais influente do mundo”, defende que não importa o fato de cada um de nós desempenhar um papel minúsculo no processo todo, a nossa obrigação de agir permanece mesmo assim!

É pensando nessa responsabilidade individual de fazer a sua parte que a Pousada Porto Mare, localizada na Praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, vem se tornando cada vez mais ecológica, sustentável e amiga do meio ambiente nos últimos anos. Da eliminação do uso de papel à utilização de energia renovável, a Porto Mare se posiciona hoje como uma pousada eco friendly e amiga do planeta.

Energia limpa e renovável

Placas solares instaladas no telhado da Porto Mare abastecem de 60% a 70% de todo o consumo energético da pousada. A energia solar, além de mais barata para o estabelecimento, é totalmente limpa, não poluente e proveniente da radiação solar, uma fonte de energia renovável.

Essa geração de energia funciona com a captação da luz solar a partir de placas fotovoltaicas muito vantajosas. Para se ter uma ideia, durante a sua vida útil (que dura mais de 25 anos), um painel solar gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.

É a Porto Mare aproveitando inteligentemente o calor solar, o maior atrativo turístico da Praia de Maresias!

Consumo consciente da água

Por meio de uma campanha pelo uso consciente das toalhas, a Porto Mare convida os seus hóspedes a pensar e a contribuir com o uso consciente da água. As toalhas fornecidas pela pousada aos visitantes só são trocadas e lavadas quando o hóspede solicita.

A limpeza dos quartos é feita diariamente, mas as roupas de cama também só são trocadas no caso de solicitação por parte do hóspede ou em estadias longas, quando se fizer necessário, o que permite diminuir muito o consumo de água.

Check-in eletrônico

A Porto Mare sempre evitou ao máximo o consumo de papel e com a pandemia de covid-19 conseguiu eliminar o uso no seu dia a dia. As fichas de reserva com os dados dos hóspedes que ainda eram feitas em papel, foram substituídas por fichas eletrônicas.

Os hóspedes podem fazer o check-in online ou fornecem parte dos dados no ato da reserva e quando chegam para se hospedar a equipe da pousada preenche o restante em um formulário eletrônico. Todo o processo é feito sem nenhuma impressão em papel.

O cardápio do Restaurante Ravenala, localizado nas dependências da Porto Mare, também ganhou uma versão eletrônica. O hóspede aponta o seu telefone celular para um QR Code e acessa as opções diretamente em seu dispositivo, utilizando a rede Wi-Fi da pousada.

Piscina mineralizada

A água da piscina da pousada não leva cloro nem qualquer aditivo químico. A chamada piscina mineralizada produz o seu próprio cloro a partir da eletrólise do sal Cloreto de Sódio (NaCl). Para o tratamento da água, adiciona-se NaCl na proporção necessária e durante o processo de filtragem a água passa por um eletrodo com uma corrente elétrica controlada que separa o sódio do cloro. Esse cloro vai agir na água, oxidando as impurezas e, no fim, voltar a se juntar ao sódio e o ciclo, então, se repete.

Esse processo é ecologicamente correto porque o cloro é gerado a partir de um sal natural, não polui o ambiente, não deixa resíduo e evita a adição de produtos químicos na água. Diminuindo, inclusive, o consumo de todos os produtos que um tratamento convencional de piscina demanda.

A Porto Mare continuará atenta às demandas do planeta para agir sempre que possível de forma a diminuir os riscos ambientais para todo mundo que está vivo agora e também para as futuras gerações.

* Leia mais sobre as instalações da Porto Mare em nosso artigo Pousada em Maresias com Hidro e Sauna”

Translate »