Cuidados com as crianças na praia

No mês das crianças, nada melhor do que tratar sobre os cuidados que precisamos ter com elas ao trazê-las para a praia

Não há dúvidas de que trazer a criança para a praia traz inúmeros benefícios para a saúde dos pequenos. Ir à praia com elas é uma atividade prazerosa, saudável e divertida. Mas devemos ficar atentos a alguns cuidados com a saúde e com a segurança dos pequenos para aproveitar o passeio sem dor de cabeça.

 

1. cuidados com o sol

Não é novidade para ninguém os cuidados que todos devemos ter com a radiação solar. Então: Sol no horário certo!!! Sempre. Os malefícios dos raios solares e da exposição inadequada a eles podem não ser imediatos e aparecerem após alguns anos. Então todo cuidado é pouco. Além do protetor solar químico que deve ser aplicado e reaplicado constantemente, devemos proteger fisicamente a pele das crianças. Use e abuse de guarda sóis e bonés. A pele da criança por ser muito mais sensível, fica vulnerável com a água, o suor e até mesmo a areia, que além de tudo também reflete a luz solar.

 

2. cuidados com a hidratação

O calor, o sol e a atividade física na praia podem fazer o corpo perder água muito rapidamente. E como estamos em contato com a água, podemos ter a falsa impressão de que não precisamos dela. Então aí é que entra a disciplina: temos que nos hidratar o tempo todo, e ter um cuidado especial com as crianças. Vá até elas e ofereça água constantemente. Intercale com sucos, frutas, água de coco, alimentos mais pastosos. Muitas vezes a criança pode não querer parar de brincar para isso, então tenha paciência e insista bastante.

 

  1. cuidados na areia

Até os dois anos, é próprio desta etapa de desenvolvimento que a criança leve tudo à boca. É a famosa ‘fase oral’. “Essa é a fase em que a criança entende o mundo pela boca”, diz o psiquiatra Içami Tiba. Então todo cuidado é pouco com as crianças na praia. Escolha bem o local onde ela ficará e não desgrude os olhos dela. É normal ela experimentar a areia, mas lave bem suas mãozinhas e fique atento ao contato da areia com os olhinhos delas. Podem ficar irritados facilmente.

 

  1. cuidados na água

A criança vai querer correr para a água pois esta é outra característica própria do desenvolvimento humano: querer descobrir e testar seus limites. E não é preciso lembrar que as ondas do mar não são o melhor lugar para isso. Supervisione-as constantemente. Use boias, coletes, o que melhor a criança se adaptar, mas não a deixe desprotegida por nenhum segundo. Os acidentes acontecem quando menos se espera.

 

  1. cuidados com a multidão

Use pulseiras de identificação nas crianças com o nome dela, o seu e um telefone para contato. Assim, caso ela se perca, fica mais fácil de encontrá-las. E também mostre a ela um ponto de referência. Não vale carrinhos, nem barraquinhas, nem guarda sois – caso eles se movimentem, a criança vai ficar insegura e aí é que ela pode se perder. Converse com ela o tempo todo para lhe lembrar desses detalhes 😉

 

Garantindo esses cuidados, seu dia na praia será um sucesso!!

 


Saiba Mais:
Vivida no tempo ideal, fase oral impulsiona desenvolvimento – www.estilo.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2013/04/08/vivida-no-tempo-ideal-fase-oral-impulsiona-desenvolvimento.htm?cmpid=copiaecola

 


Faça já a sua reserva!

Pousada Porto Mare
Viva essa experiência!


E dê uma espiadinha no que temos para seus dias aqui em Maresias serem perfeitos:
Acesse o vídeo e faça um tour pela Pousada Porto Mare.
Você precisa viver esta experiência!

 

Translate »