Para quem gosta de curtir a praia além de tomar sol na areia e mergulhar no mar, em São Sebastião, a 20 Km da Praia de Maresias, existe um lugar escondido entre a Mata Atlântica e as pedras onde se sabe tudo sobre o mar. É um local de pesquisas, mas que nas férias de janeiro e de julho recebe visitas individuais mediante agendamento e o Blog da Porto Mare conta um pouco dessa história.

O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar) está localizado à beira-mar, a 6 km ao sul do centro da cidade de São Sebastião. Ele existe desde a década de 1950 oferecendo condições para que cientistas de todo o país, e também do mundo, realizem suas pesquisas em biologia marinha.

Aquários do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar – USP), localizado na entrada sul do Canal de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo. Foto: Marcos Santos.

Especializado em Biologia Marinha

O CEBIMar é um instituto especializado dedicado exclusivamente ao estudo da Biologia Marinha, com instalações à beira-mar que oferecem condições adequadas para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.

Seu entorno inclui as praias do Segredo, também conhecida como Praia do Cabelo Gordo de Fora, Praia do Cabelo Gordo e as pontas do Baleeiro e Jarobá. De barco ou de carro pode-se atingir praias, costões rochosos e ilhotas localizadas nas proximidades, tanto do lado continental quanto na Ilhabela.

Foto: CEBIMar – USP

Visitas monitoradas

Para grupos com mais de 10 pessoas, o CEBIMar oferece visitas monitoradas durante todo o ano, mas visitas individuais ou para grupos com menos de 10 pessoas são realizadas apenas nos meses de janeiro e de julho, mediante agendamento.

Os monitores levam os visitantes em excursão pela praia e costões rochosos, apresentando os aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo. É possível observar pequenos organismos marinhos.

Os visitantes também podem conhecer a área de tanques com água do mar corrente, onde podem observar mais de perto e tocar em alguns organismos marinhos vivos e receber informações sobre eles. O serviço de monitoria é gratuito, oferecido a pessoas de qualquer idade. Todas as informações podem ser obtidas neste link.

Entrada do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar – USP), localizado na entrada sul do Canal de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo. Foto: Marcos Santos.

No acervo do CEBIMar existem uma série de folhetos que podem ser consultados ou baixados e explicam muita coisa sobre essa imensidão que é a vida marinha. Antes de programar a sua visita, acesse este link e busque os materiais que didaticamente explicam um pouco sobre a fauna e flora marinhas, algas e até contam o que são os famosos pontos luminosos que vemos nos mares de São Sebastião à noite.

É uma visita enriquecedora e imperdível!

Foto: Estudo do CEBImar, mais informações no perfil do Facebook do Centro

Leia também nossos artigos sobre Ilhabela, Praia de Calhetas e Refúgio de Alcatrazes.

* Foto de abertura: Funcionário segura estrela-do-mar no Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar – USP), localizado na entrada sul do Canal de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo. Foto: Marcos Santos

WhatsApp Icon