Nesta semana de Páscoa, a Pousada Porto Mare, localizada na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, vai ensinar os leitores o seu blog a preparar um prato que agrada por vários motivos. Primeiro porque ele não leva carne, o que muitas pessoas não consomem nesta data. Depois porque é um prato leve, requintado e festivo, bem apropriado para um feriado em família.

O Risoto de Legumes preparado pelos profissionais do Restaurante Ravenala, localizado nas dependências da Porto Mare e também aberto ao público em geral, leva ingredientes simples, frescos, mas que com um preparo especial resulta em um prato não apenas nutritivo, mas requintado.

Então vamos à receita!

Risoto de legumes do Ravenala

Ingredientes:

200 g arroz arbóreo pré-cozido
150 g de legumes em cubos pré-cozidos
100 ml de caldo de legumes
100 ml de vinho branco seco
1 colher de manteiga
50 g de parmesão ralado
50 g de requeijão cremoso
1 colher de sopa rasa de cebola ralada
1 colher de chá rasa de alho picado
Sal
Salsa
Tomate picado
Parmesão em lascas

Modo de preparo:

Os legumes para este preparo podem ser cenoura, brócolis, mandioquinha, abobrinha, abóbora, vagem ou outro qualquer de sua preferência. Corte os legumes em cubos pequenos e cozinhe em água por alguns minutos (eles têm que ficar rígidos). Escorra e reserve.

Use o caldo que cozinhou os legumes e mais um pouco de vinho para pré-cozinhar o arroz por alguns minutos até que fique apenas “al dente”. Reserve.

Em uma frigideira, derreta a manteiga, adicione a cebola e o alho e refogue. Adicione os legumes e refogue um pouco mais. Coloque depois o caldo de legumes e o vinho e deixe ferver. Acrescente o arroz mexendo suavemente.

Adicione os tomates picados (opcional), o requeijão e o parmesão. Mexendo sempre.

Para finalizar, salpique salsa e parmesão em lascas, sirva imediatamente.

Feliz Páscoa!

Aprenda a fazer também a Casquinha de Siri do Ravenala, o Drink Porto Mare, criado para comemorar os 15 anos da Pousada e o delicioso Bolo se Tapioca, servido no café da manhã.

 

WhatsApp Icon