Pergunta rápida: você quer conhecer um lugar para aproveitar cenários de água salgada, doces e natureza sem fim? Então, o destino certo é a Praia de Santiago.

O melhor de tudo é que não precisa ir até Santiago, no Chile, para visitar esse paraíso. Por sorte, só é preciso organizar uma visita ao litoral paulista, no Brasil.

Essa praia é o combo perfeito de calmaria e tranquilidade para aproveitar o descanso e esquecer de todos os problemas do dia a dia.

Embora esteja localizada nos destinos mais procurados do litoral de São Paulo, é possível encontrar muita paz nesse lugar.

Para que você também possa conhecer esse local, dedicamos esse conteúdo para te falar exatamente onde fica a Praia de Santiago, como chegar e todas as atividades que podem ser feitas para montar um ótimo roteiro.

Vamos lá?

Como chegar na Praia de Santiago?

A Praia de Santiago fica na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, que é uma das regiões mais procuradas do Brasil com destino de viagem.

Para ser mais específico, esse lugar fica mais reservado entre a Praia do Toque-Toque Pequeno e a Praia de Paúba.

Por esse motivo, ela é uma praia com apenas 1km de extensão e tem pouco movimento de pessoas, mas continua excelente para passar o dia.

Além disso, a Praia de Santiago fica localizada a 28km do Centro Histórico de São Sebastião, repleto de arquitetura colonial conservada dos séculos passados.

E tem mais, esse paraíso fica somente a 4km da Praia de Maresias, uma das mais famosas da região por sediar campeonatos de surf e também por oferecer uma imersão completa na natureza.

Em média, o trajeto de uma praia para a outra leva entre 8 e 10 minutos de carro, mas pode variar com o trânsito. Mas essa pequena distância permite, por exemplo, se hospedar em uma pousada em Maresias e organizar um dia para conhecer a Praia de Santiago.

O que fazer na Praia de Santiago?

Ainda que seja um lugar com menos movimentação, a praia oferece diversas opções de atividades para fazer durante os dias.

Confira a seguir! 

Camping

Já imaginou dormir com o barulho das ondas e acordar com aquele visual inesquecível do nascer do sol em cima do mar? Isso é possível ao fazer um camping na praia.

Inclusive, existem campings exclusivos com estrutura para tomar banho, alimentação e lugar para dormir.

Escolher acampar também pode ser uma opção para quem quer aproveitar o pôr do sol e uma noite de fogueira sem preocupações de locomoção.

Praia de Santiago: dicas do que fazer no litoral paulista

Mergulho livre

Uma das grandes atrações de São Sebastião é o ecoturismo, com uma variedade de aventuras para viver. Na Praia de Santiago, isso não é diferente. Inclusive, uma das mais conhecidas é o mergulho livre.

Por ser uma praia menos movimentada, essa é uma excelente oportunidade para praticar mergulho sem enfrentar congestionamentos ou enormes filas.

O mergulho em si é uma chance de conhecer mais da vida marinha com espécies diferentes e exóticas no mesmo local. 

Praticar ou observar o surf local

Como você já sabe, o surf é uma das atrações do litoral paulista. São Sebastião tem grande foco pela região de Maresias que foi casa do surfista brasileiro Gabriel Medina e costuma receber campeonatos.

Só que várias praias são atrativas para surfistas ou pessoas que querem aprender, inclusive a Praia de Santiago.

Isso porque esse paraíso conta com ondas fortes, excelentes para praticar o esporte. É importante sempre contar com profissionais para que as instruções sejam passadas de forma correta.

Caso esse esporte não seja muito da sua onda, uma opção é apenas observar os praticantes e quem já é profissional. 

Conhecer as diversas cachoeiras da região

Além de contar com praias que parecem cenários de filme, a região tem uma diversidade de cachoeiras que podem ser acessadas por turistas.

É possível chegar em muitas delas por meio de trilhas de nível fácil e médio, o que também permite conhecer mais da fauna e flora local durante o trajeto.

As principais cachoeiras da região são: 

  • Cachoeira da Paúba
  • Cachoeira Toque Toque Grande
  • Cachoeira de Calhetas
  • Cachoeira da Pedra Lisa
  • Poço do Caetano

Quais praias ficam próximas para também conhecer?

 O bom da Praia de Santiago é a possibilidade de conhecer outras que ficam ao redor. A principal delas é a Praia de Maresias, que também é uma das mais procuradas.

Ela conta com estrutura completa para todos os estilos de viagem e ainda tem a opção de escolher uma pousada em Maresias para ficar ainda mais perto. Inclusive, a Porto Mare se destaca nesse sentido por se localizar a menos de 5 minutos a pé da praia.

Outras alternativas também são a Praia do Toque-Toque Pequeno, que fica a 2km, e a Praia de Paúba, que fica a 3km. 

O que saber antes de viajar para a Praia de Santiago?

Praia de Santiago: ideias do que fazer para aproveitar o litoral paulista

Você precisa saber que simplicidade e calmaria são palavras que caracterizam a Praia de Santiago. Realmente, ela é mais reservada e visitada por pessoas que procuram um contato imersivo com a natureza.

Ela é um dos destinos preferidos dos campistas e tem um mar com água transparente perfeita para tomar um banho, além da areia fofa e extensa que permite que os visitantes tenham o sossego que procuram.

Sem dúvidas, passar um dia nessa praia traz o descanso merecido e o ambiente perfeito para curtir sozinho, acompanhado ou até mesmo em família. 

Porto Mare: a melhor opção de pousada para aproveitar Maresias e a Praia de Santiago! 

Conclusão

Agora que você sabe onde fica e como chegar de Maresias para a Praia de Santiago, que tal começar a organizar a viagem para ter um descanso tão esperado e merecido?

Essa praia é o melhor lugar possível para deixar todos os problemas do dia a dia para trás e curtir um clima de sol, areia e maresia.

Você pode se aventurar em aulas de surf, mergulhos, trilhas para cachoeiras, como também só esticar uma toalha na areia e aproveitar todo o visual. Ou seja, é o destino ideal para todos os estilos de viagens.

Se você gostou de conhecer mais sobre esse lugar, leia também sobre a Praia do Saco em Maresias, mais uma opção de lugar para você conhecer!

WhatsApp Icon