A praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, é conhecida no Brasil e até fora dele principalmente pelo seu mar com ondas próprias para a prática de campeonatos de surfe e pela badalação de suas ruas agitadas, com ótima rede hoteleira, bares e restaurantes.

Mas Maresias tem também lugares escondidos entre o mar e a muralha de Mata Atlântica, que são verdadeiras joias, que valem a pena serem conhecidos entre um dia e outro de praia. Um desses lugares é o Poço do Caetano.

Trilha acessível para todos

Acessível por uma trilha pequena e fácil para qualquer pessoa, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, o Poço do Caetano é uma área com piscinas naturais e pequenas quedas de água cristalina cercada de uma vegetação nativa exuberante. Os visitantes podem apreciar a natureza de perto, observar a fauna e a flora locais e tomar banho nas piscinas que chegam a ter 2 metros de profundidade na época de chuvas.

A caminhada dura cerca de meia hora, tem aproximadamente 2,8 Km e começa no final da Rua Nova Iguaçu, na Praia de Maresias. O Poço do Caetano faz parte do Parque Estadual Serra do Mar e para quem quer conhecer a fundo esse pedacinho de paraíso é recomendável contratar um guia para explorar tudo com mais segurança e sem deixar passar nenhum detalhe.

É recomendável também levar no passeio água, um lanche e um saco para recolher todo o lixo que o visitante produzir, para preservar a natureza. Além disso, como é uma região de mata fechada e várias nascentes de água, é importante usar repelente para se proteger principalmente dos borrachudos, que adoram esse ambiente!

Trilha Poço do Caetano / Foto: Prefeitura Municipal de São Sebastião – Divulgação

Posso do Caetano de bike

Quem gosta de pedalar pode alugar uma bicicleta e fazer a trilha sobre rodas sozinho ou em grupos formados por algumas agências locais. A MaresiasTur, que é parceira da Pousada Porto Mare, tem um passeio perfeito para quem quer conhecer a fundo o local de uma maneira saudável e divertida.

O BikeTour é um passeio de bicicleta que dura cerca de 3 horas e leva os visitantes por todo o bairro de Maresias, contando histórias e passando informações interessantes do local. A pedalada chega até o Poço do Caetano para um banho delicioso nas águas cristalinas do Rio Maresias.

Este passeio é indicado para todos os tipos de aventureiro, inclusive famílias com crianças, pois os acessos são leves e fáceis. Para saber mais e consultar datas e valores, consulte o site da empresa.

Faça a sua reserva na Porto Mare

Você pode obter mais informações sobre reservas e sobre a política de cancelamento da Pousada Porto Mare, além de tirar eventuais dúvidas entrando em contato com a equipe da pousada pelo e-mail reservas@pousadaportomare.com.br ou  pelo WhatsApp: +55 (12) 98137-1250.

Saiba mais sobre o atendimento personalizado e diferenciado da Porto Mare neste texto.

Leia também nossos artigos sobre Ilhabela, Boiçucanga e Refúgio de Alcatrazes.

* Fotos: Prefeitura Municipal de São Sebastião

 

WhatsApp Icon