Dando continuidade à nossa série de artigos sobre destinos próximos a Maresias, o blog da Pousada Porto Mare apresenta a praia de Boiçucanga. É mais uma das praias paradisíacas do município de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, e esta há apenas 9 km de Maresias, seguindo pela BR -101.

Boiçucanga está bem no meio do caminho entre as badaladas Maresias e Camburi. É uma praia com aproximadamente 1 km de costa, com areia fofa, mar aberto, mas de tombo, que habitualmente está agitado e com ondas fortes. Por receber muitos turistas, tem uma boa infraestrutura com restaurantes e bares de praia.

Encravada na Mata Atlântica, está cercada de verde e azul. No seu mar, em uma das pontas da praia, deságua o Rio Boiçucanga. Ali normalmente se concentram pescadores locais que ganham a vida ainda com a pesca tradicional herdada dos antepassados.

O nome, aliás, foi dado em alusão ao desenho que o rio faz ao desaguar no mar. Boiçucanga vem do Tupi-Guarani: boiçu (que quer dizer cobra grande) – acanga (que significa cabeça). Ou seja, cabeça de cobra grande.

Praia Brava de Boiçucanga

No caminho de Boiçucanga para Maresias tem uma trilha que leva à Praia Brava. Esse passeio é uma boa opção para quem quer entrar mais em contato com a natureza ou para quem procura boas ondas para surfar. A trilha é longa, tem perto de 3 km, dura uma média de 1h30 de uma caminhada com certo nível de dificuldade.

Não é um passeio indicado para fazer com crianças pequenas, tem muitas subidas e descidas, mas os maiores vão adorar observar uma grande variedade de espécies de fauna e flora da Mata Atlântica. No caminho há dois mirantes com belas paisagens. O mar é bastante agitado e mais indicado mesmo para os surfistas, mas o visual selvagem da praia é fantástico.

Trilha do Ribeirão do Itú / Foto: Maresiastur

Trilhas para cachoeiras

Mas Boiçucanga tem também outras trilhas, mais fáceis, para que ninguém fique de fora e possa aproveitar tudo o que a natureza oferece. A Trilha do Ribeirão de Itu tem um bom pedaço aberto à visitação, que passa por três quedas d’água: Pedra Lisa, Samambaiaçu e Serpente.

A primeira tem duas partes, a hidromassagem e a Pedra Lisa, que é considerada a cachoeira mais alta da trilha, com aproximadamente 20 metros de altura.

Pedra Lisa, a primeira, é uma trilha fácil e de pouco mais de meia hora de caminhada regular. Tem cerca de 20 metros de queda d’água. Até esse ponto a trilha não apresenta dificuldades. As trilhas para as outras duas cachoeiras são mais difíceis e recomendadas para os mais aventureiros.

A agência MaresiasTur, que é parceira da Porto Mare, oferece passeios guiados pela trilha do Ribeirão Itu, é uma boa pedida para aproveitar melhor o dia, e com mais segurança. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Cachoeira Pedra Lisa / Foto: Lucas Cuervo/ Fundação Florestal/Governo de São Paulo

Para relaxar

E se você for passar o dia em Boiçucanga, depois das trilhas e da praia não vão faltar lugares aconchegantes e gostosos para relaxar. O local é bastante movimentado, com muitos e bons bares e restaurantes que vão fechar o seu dia com chave de ouro.

Leia também Reservas antecipadas com desconto em Maresias, Gentileza é o que define o atendimento da Porto Mare e Porto Mare é a sua pousada em Maresias com 15 anos de história.

WhatsApp Icon