O mês de junho chegou e é um dos mais festivos do ano! As celebrações a Santo Antônio, São João e São Pedro agitam as cidades de norte a sul do Brasil com arraiais, danças, tradições e muita, mas muita comilança.

As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses e espanhóis, na época da colonização. Eram bastante populares na Península Ibérica e quando chegaram aqui eram conhecidas como “festas joaninas”, em referência a São João. Com o passar dos anos o nome foi alterado para festas juninas por serem realizadas no mês de junho, em homenagem aos três santos.

Milho e amendoim

Além de danças e roupas típicas, as comidas também são bastante tradicionais. Muitas são feitas à base de milho verde e amendoim, como a canjica, a pamonha e pé de moleque. O bolo de milho também é bastante característico desta ocasião e se incrementado com uma calda de goiabada, ganha um sabor ainda bem requintado.

O pessoal que prepara o café da manhã da Pousada Porto Mare, localizada na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, faz um bolo destes, de milho com calda de goiabada, de dar água na boca. E o blog da Porto Mare divide aqui a receita com vocês para que a sua festa junina seja completa.

E viva São João!

Bolo de milho com calda de goiabada

 

Ingredientes

3 ovos
3 colheres de manteiga ou margarina
1 caixa de leite condensado
2 latas de milho verde
1 xícara de Milharina
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado
1 colher de sopa de fermento químico.

Modo de preparo

Coloque no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite condensado, o milho e a milharina. Bata tudo muito bem até formar uma massa homogênea.  Desligue o liquidificador e adicione o coco ralado e o fermento e mexa delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

 

Para a cobertura

Derreta 300 gramas de goiabada no forno de microondas ou em uma panela no fogo, com um pouquinho de água. Espalhe sobre o bolo enquanto ainda estiver quente.

Aprenda a fazer também a Casquinha de Siri do Ravenala, o Risoto de legumes do Ravenala, Drink Porto Mare, criado para comemorar os 15 anos da Pousada e o delicioso Bolo se Tapioca, servido no café da manhã.

WhatsApp Icon