Como parte do seu compromisso ambiental com o planeta, a Pousada Porto Mare, localizada na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, cuida da água de sua piscina de maneira ecológica, sustentável e mais saudável para os seus hóspedes.

No tratamento da água da piscina, que é uma das grandes atrações do local, com uma queda d’água e uma sauna integrada, não há a adição de cloro ativo nem qualquer aditivo químico. É um método bastante utilizado na Europa e Estados Unidos que “mineraliza” a água por meio de um sistema de eletrólise salina.

Geração de cloro natural

piscina mineralizada

A chamada piscina mineralizada produz o seu próprio cloro a partir da eletrólise do sal Cloreto de Sódio (NaCl). Para o tratamento da água, adiciona-se NaCl na proporção necessária e, durante o processo de filtragem, a água passa por um eletrodo com uma corrente elétrica controlada que separa o sódio do cloro.

Esse cloro vai agir na água, oxidando as impurezas e, no fim, voltar a se juntar ao sódio para formar de novo o sal, e o ciclo, então, se repete. No processo convencional, que utiliza o cloro granulado ou líquido, o produto se dissolve na água e, ao entrar em contato com o material orgânico, formam-se cloramidas, que são as responsáveis pelas irritações na pele e nos olhos.

Não irrita os olhos nem a pele

Quando o cloro ativo não é utilizado nas proporções corretas, a formação de cloramidas é muito grande e pode provocar mais irritações.  No sistema de eletrólise salina, esse cloro que é produzido naturalmente a partir da decomposição do Cloreto de Sódio reduz bastante a formação desses ativos que causam mal-estar à nossa saúde.

Esse processo escolhido pela Porto Mare dentro da sua proposta de, cada vez mais, se tornar um empreendimento eco friendly e amigo do meio ambiente, é ecologicamente correto porque o cloro é gerado a partir de um sal natural, não polui o ambiente, não deixa resíduo e evita a adição de produtos químicos na água. Diminuindo, inclusive, o consumo de todos os produtos que um tratamento convencional de piscina demanda.

Banho de cachoeira na piscina

Além disso, a piscina mineralizada traz benefícios à saúde. A sensação ao se banhar em águas que foram limpas por esse tratamento é semelhante a um banho de cachoeira, pois além de a água não irritar os olhos nem ressecar a pele, não há, nesse sistema de tratamento, a geração de fortes odores que incomodam bastante, principalmente as crianças. Outra vantagem é que o cloro gerado a partir da eletrólise salina não estraga as roupas de banho.

A Porto Mare continuará atenta às demandas do planeta para agir sempre que possível de forma a diminuir os riscos ambientais para todo mundo que está vivo agora e também para as futuras gerações.

Saiba mais sobre os 15 anos de experiência da Porto Mare e conheça também o nosso guia de serviços em Maresias

Translate »