Em São Sebastião, o leque de praias boas para visitar é simplesmente incrível. Você já deve ter ouvido falar da Barra do Una, da Praia da Baleia e das praias Toque-Toque. 

Uma que merece a sua atenção também é a Praia Brava, um ambiente isolado e perfeito para passar um tempo tranquilo com amigos, familiares ou com a pessoa amada.

A Praia Brava em São Sebastião é um dos tesouros às vezes esquecidos por quem vem visitar o local. Isso porque envolve um cuidado a mais para chegar e para ficar por lá. Contudo, a recompensa é incrível.

Confira o conteúdo e saiba mais sobre essa praia maravilhosa. 

Onde fica a Praia Brava em São Sebastião, São Paulo?

Localizada entre as praias Boiçucanga e Maresias, em São Sebastião, cidade ao norte de São Paulo. Até por ser vizinha de praias muito mais badaladas, ela tende a ser ignorada. Isso, no entanto, tende a ser bom, pois deixa o espaço ainda mais tranquilo.

Aliás, ela é ignorada também por ser de acesso mais difícil e por ser uma praia simples, com quase nenhuma infraestrutura ao redor. Assim, é um local específico para quem já vai preparado.

Vamos explorar mais o assunto com algumas informações principais sobre a praia Brava em São Sebastião, como dicas de como chegar, épocas interessantes para visitar e o que fazer.

Como chegar? 

Para chegar à Praia Brava em São Sebastião, você precisa passar por uma trilha de cerca de 3 km ou fazer um percurso de barco. A trilha pode durar mais de uma hora e traz subidas e descidas bem difíceis, portanto, é um desafio à parte (e um espetáculo também).

O espetáculo da trilha tem a ver com o que se consegue visualizar. É possível conferir o mirante de Boiçucanga e o mirante da Praia Brava mesmo. 

Com um percurso maior, é preciso tomar cuidado com preparo físico e com a alimentação. Hidratação também deve estar no checklist. Pense bem no processo e nas necessidades que você terá nesse período de mais de 60 minutos caminhando.

Como chegar em praia brava

Falaremos mais sobre os cuidados importantes para se ter em um dos próximos tópicos. 

Os barcos saem de Boiçucanga direto para essa praia, caso você prefira essa opção.

Qual a melhor época do ano para conhecer?

Estamos falando de uma praia mais isolada, sem tanta infraestrutura. Ou seja, é quase um ambiente paradisíaco, distante e separado de confusão e de badalação. Por isso, qualquer época pode ser boa para visitar a Praia Brava em São Sebastião.

Até porque, na alta temporada, as pessoas costumam visitar outras opções de praia, principalmente Maresias, que é a mais badalada e queridinha. 

O que fazer?

Na Praia Brava, você pode aproveitar o mar para surfar, por exemplo. Apenas recomenda-se um pouco mais de cuidado nesse caso, pois as ondas são pesadas e apresentam um grande desafio para não iniciados ou pessoas não acostumadas.

Outra dica é aproveitar a cachoeira que fica próxima. Lá você pode tirar boas fotos e se banhar também, enquanto ouve o som da queda d’água.

Além disso, é possível também tomar banho e aproveitar o dia tranquilamente na areia. A praia é extremamente calma, com esse aspecto isolado que oferece um senso de local exclusiva. Para muitos, isso é exatamente o sinônimo de uma praia que merece visita e atenção. 

Dicas e cuidados ao visitar a Praia Brava

A Praia Brava em São Sebastião não é uma praia simples. Como falamos, é um local de difícil acesso, por trilha ou por barco, e que é isolada, sem uma estrutura como muitas pessoas esperam de uma praia.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados ao vir para essa região.

Leve repelentes

É importante levar repelentes para não ficar incomodado com os chamados insetos borrachudos, que são comuns nessa praia. Então saia protegido e não esqueça de reforçar a proteção quando pisar na areia da Praia Brava. 

Use protetor solar

Essa dica vale para a Brava e também para qualquer praia — ou qualquer situação de exposição prolongada ao sol. O protetor é indispensável e vai proteger o seu corpo de queimaduras, efeitos visuais e problemas que não são visíveis. 

Guarda-sol

Também invista em um bom guarda-sol para se proteger um pouco dele. Assim, você pode descansar em uma região mais tranquila, com a areia um pouco mais amena e menos quente.

Leve tênis

Use tênis, em detrimento de sandálias. Os tênis vão ajudar a proteger você durante a trilha, pois não é incomum encontrar espécies perigosas, como cobras, no caminho. 

Leve água e comida

É sempre bom estar equipado com água e comida, principalmente quando se vai para uma praia distante e isolada, sem opções diversas para comer. No caso de Praia Brava, esteja preparado para se alimentar e se hidratar, sabendo que a praia é pouco visitada.

Dicas para visitar praia brava

Leve lanches 

Também carregue os pequenos lanches para comer rapidinho enquanto se desloca na trilha. Isso aqui é essencial quando se fala de uma trilha tão grande quanto essa.

Não esqueça de óculos, boné, celular

Esses itens também não podem ser deixados de lado. Os óculos protegem a visão e são estilosos, os bonés protegem a cabeça de dores e do sol, ao passo que os celulares vão te dar a chance de registrar algumas fotos incríveis e ainda se comunicar com pessoas externamente.

Qual o melhor lugar para se hospedar?

Na região de São Sebastião, não há dúvidas nem se pensa muito: Pousada Porto Mare é a melhor opção de hospedagem. A pousada permite que você se sinta confortável o suficiente para explorar as diversas praias da região, como se estivesse realmente em casa.

A Porto Mare traz diversos recursos para os quartos, com o intuito de agradar a todos os perfis de viajantes. Temos banheiras com hidromassagem, ar-condicionado, frigobar, cofres e muito mais. 

Ainda há uma piscina que pode ser aquecida a 30º, integrada com sauna. Isso sem contar o espaço para crianças brincarem, ao ar livre e com jogos eletrônicos. 

Aproveite para reservar o seu lugar em nossa pousada e explore as praias de São Sebastião!

Conclusão

A Praia Brava em São Sebastião é uma ótima opção de praia na região. Requer cuidado com a trilha longa e com o que se deve levar, contudo recompensa pela vista e pela tranquilidade.

Nela, é possível descansar, curtir um surf e até mesmo tomar banho e relaxar na areia. 

WhatsApp Icon