Há 30 anos que moradores e turistas que visitam a cidade de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, fazem do feriado de Carnaval uma verdadeira folia no mar. O chamado Carnamar é um dos maiores eventos realizados no mar do Brasil, reúne dezenas de embarcações que além de desfrutarem da maior festa do país ainda concorrem a prêmios.

A folia ocorre geralmente no domingo de Carnaval. Logo pela manhã, barcos coloridos e enfeitados tomam conta do mar da praia de São Francisco para se concentrarem.  Dali, eles navegam pelo Canal de São Sebastião fazendo todo o contorno, em direção à Praia do Arrastão.

Todas as embarcações que participam deste trajeto, acompanhando a chamada embarcação Madrinha, podem concorrer aos prêmios. E criatividade não falta! São premiadas três embarcações, avaliadas pelos seguintes critérios: a melhor decoração, a mais animada e a mais original.

Hoje a festa faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, já chegou a reunir mais de 200 embarcações. Mas ela começou tímida, com o comerciante Renê Garavatti, proprietário do antigo Centro Náutico de São Sebastião, onde a maioria das embarcações abastecia e comprava gelo. Percebendo que muita gente que aproveitava o feriado para passar o dia no mar também gostava da folia, resolveu unir as duas coisas.

Mais tarde a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) ajudou a promover edições que se seguiram, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião. O evento cresceu e deixou de ser algo exclusivo para os proprietários de embarcações. Escunas e balsas são alugadas para levar os foliões que queriam curtir o evento no mar.

A pandemia de covid-19 atrapalhou um pouco a festa, que teve sua última edição, justamente a de número 30, realizada em 2020. De qualquer forma, é um excelente evento para se colocar na agenda para os próximos anos. Você pode se hospedar na  Pousada Porto Mare, na Praia de Maresias, e em apenas 20 minutos chega ao centro de São Sebastião para curtir essa folia no mar!

Leia também os nossos artigos Você sabia que ir à praia faz bem para a saúde? e Tudo sobre o mar pertinho de Maresias.

  • Fotos: Prefeitura Municipal de São Sebastião
WhatsApp Icon