Há quem pense que a temporada de praia no Brasil termina no mês de março, junto com o verão. Mas no litoral norte de São Paulo, a entrada do outono é também o início de outra temporada, não à beira-mar, mas no além-mar, no horizonte.

No mês de abril começam a ser avistadas nos mares de São Sebastião e Ilhabela as baleias jubarte, que encantam qualquer turista pelo seu tamanho majestoso. Em busca de temperaturas mais amenas, as gigantes deixam as águas geladas da Antártica e viajam quatro mil quilômetros até Abrolhos, no sul da Bahia. Na passagem, encantam os paulistas.

Foto: Divulgação/Projeto Baleia á Vista

 

Em 2021, os avistamentos de baleias na região bateram todos os recordes. Segundo o Projeto Baleia à Vista, que monitora a presença desses cetáceos na região, em 2021 houve 130 registros, sendo que cada registro corresponde a uma ou mais baleias avistadas. O número é mais do que o dobro de 2020.

A baleia jubarte pode ter até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. São animais amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.

Uma mudança importante que foi observada pelos pesquisadores em relação aos anos anteriores, tanto em São Paulo quanto no resto do País, foi o grande número de baleias jovens avistadas em 2021. Há muita expectativa em relação a este ano, os pesquisadores querem entender o aumento da população que está chegando à costa brasileira.

 

Baleias encontradas no Litoral Norte de São Paulo / Foto: Projeto Baleia à Vista

 

Mas sejam quais forem esses motivos, o fato é que as baleias já se tornaram uma atração turística de inverno na região, principalmente em Ilhabela e São Sebastião. As prefeituras fazem, inclusive, campanhas publicitárias, avisando da chegada das jubarte e organizam cursos de capacitação para pilotos de embarcações e operadores de turismo interessados em trabalhar com a observação.

Se você está pensando em passar um fim de semana, feriado ou mesmo as férias de julho em São Sebastião, pode se hospedar em Maresias, na Pousada Porto Mare, e deixar o seu olhar pousado no horizonte do Atlântico que certamente vai se surpreender com o espetáculo que esses gigantes da natureza nos oferecem.

Durante toda a temporada há também empresas que organizam passeios de barco pelo Canal de São Sebastião para chegar mais perto das baleias jubarte. É possível ter mais informações sobre a migração das baleias para o litoral de São Paulo no site do Projeto Baleia à Vista. Mais informações sobre turismo em São Sebastião podem ser obtidas neste link.

Leia também os nossos artigos sobre Boiçucanga, Edifícios históricos de São Sebastião e Ilhabela.

* Foto de abertura: Julio Cardoso/Projeto Baleia à Vista

WhatsApp Icon