Um dos atrativos da Pousada Porto Mare, localizada na praia de Maresias, no litoral Norte de São Sebastião, é uma jovem senhora, com mais de uma década de experiência de vida, que está sempre quieta junto ao muro, no mesmo lugar, e que em alguns meses do ano estende um lindo tapete rosa para os hóspedes da pousada.

Estamos falando desta árvore vistosa que se vê na foto, com a copa cheia e frondosa, que dá sombra o ano todo, flores em alguns meses e deliciosos frutos em outros. Trata-se de um jambeiro, que está na pousada desde que ela foi construída, há 15 anos.

De nome científico Sysygium malaccense, o jambeiro é uma árvore originária da Ásia, foi trazida ao Brasil muito provavelmente na época das navegações. Atualmente há exemplares principalmente no Norte e Nordeste, mas também no Sudeste, como a nossa, que foi plantada em meados de 2005, quando o jardim da pousada começou a ser construído.

Tapete de flores

O jambeiro é uma árvore considerada de porte médio, podendo chegar a até 20 metros de altura. Quando está florida, essa planta é um espetáculo à parte. Essa espécie da pousada tem flores vermelhas rosadas, muito vistosas, que quando caem formam um tapete sem igual.

O jambeiro normalmente floresce de agosto a fevereiro, mas esse período pode ser maior devido às alterações climáticas. A frutificação ocorre entre os meses de janeiro e maio. Pela sua beleza, ela é bastante usada na ornamentação, na região Norte é utilizada ainda na arborização urbana.

Fruto adocicado

O fruto do jambeiro é leve e adocicado, pode medir até sete centímetros de comprimento. Ele tem uma casca fina vermelha, a polpa é branca e levemente ácida, e tem uma única semente. Quando o fruto está totalmente vermelho significa que está maduro.

No Brasil é mais comum o consumo do jambo rosa em estados do Norte e Nordeste. Na Ásia, o jambo-vermelho é bastante consumido também in natura, mas em Porto Rico, na América Central, se produz até vinho de jambo. A fruta é usada também como ingredientes para doces. Na nossa pousada, hóspedes e funcionários se deliciam com eles. Venha conhecer!

Leia também os nossos artigos Gentileza é o que define a hospedagem e Veja como fazer reservas com desconto para Maresias e consulte o nosso Guia de Serviços de Maresias.

 

WhatsApp Icon