Um casamento na praia é o sonho de muita gente e é algo que pode, sim, ser planejado. Ou seja, não é completamente inacessível para quem realmente está disposto a correr atrás.

Se esse é o seu sonho e/ou se você tem interesse em saber mais, está no conteúdo certo.

São muitos detalhes a serem pensados. É necessário aliar o cuidado com a organização com a visão sobre o orçamento para que tudo dê certo. Além disso, é sempre bom pensar em um plano B, pois nunca se sabe dos imprevistos, não é mesmo?

Ficou com curiosidade e quer saber mais sobre como funciona um casamento feito na praia? Então, confira o resto deste artigo.

Como fazer um casamento na praia?

O casamento celebrado na praia consiste em uma cerimônia realizada ao ar livre, sobre a areia de uma praia, com o mar ao fundo, o frescor do clima, o banho do céu azul, etc. Só de ler a descrição, você já sente o cheiro e os sons típicos dessa paisagem dos sonhos, não é? Sabemos disso!

Pois bem, o casamento feito na praia, na verdade, envolve uma série de cuidados, até mesmo legais. Cada detalhe precisa de investimento, por isso, a palavra-chave é: planejamento.

Com um bom planejamento, feito com empresas e profissionais experts, é possível garantir a melhor experiência possível para os noivos e para os convidados. Aquela que ninguém vai esquecer tão cedo!

casal na praia realizando cerimônia de casamento

E é claro que a praia em si já cumpre um papel importantíssimo nisso. A natureza já fala abertamente e, com todos os seus elementos, já traz uma decoração natural que serve de moldura perfeita para o romantismo e para as alianças criadas.

Passo a passo: como organizar um casamento na praia

Vamos agora entender como organizar um casamento nesse cenário especial com um passo a passo muito simples. Confira. 

Programe a data e a hora do evento 

Tudo começa com a definição da data e a hora do evento. A data é importante, pois você deve evitar períodos de alta temporada, para não pegar a praia congestionada. 

Já a hora é fundamental para evitar ventos fortes que atrapalhem a estrutura, uma iluminação ruim e até um clima desfavorável.

Então, nesse momento, é bom utilizar os recursos de meteorologia e tentar prever o futuro para garantir o sucesso do projeto.

Evidentemente, tenha sempre um plano B para questões de imprevistos. (Isso, aliás, vale para qualquer cerimônia, em qualquer lugar.)

Nesse sentido, vale lembrar a importância de ouvir os especialistas no assunto. 

Escolha o melhor local para realizar a cerimônia

É importante pensar no local dentro da praia. Pois o ideal é evitar, como já foi falado, partes mais cheias e mais visitadas, bem como partes menos interessantes para a decoração. 

Uma opção pode ser realizar a festa em outros locais, como hotéis, uma pousada ou um resort. Você ainda pode combinar uma parte da cerimônia à beira-mar e uma continuação na pousada, por exemplo. 

Conheça uma opção perfeita de pousada para reforçar a infraestrutura do seu casamento na praia!

Infraestrutura: planeje onde acomodar seus convidados

Nessa questão, o planejamento deve ser perfeito! A estrutura vai acomodar as pessoas e garantir que elas se sintam confortáveis, em casa, durante a cerimônia. No casamento, os noivos esperam justamente isso, então o ideal é pensar em cada detalhe.

A infraestrutura inclui os assentos, os elementos estruturais de decoração, bem como detalhes que fazem parte do projeto visual. 

Também é bom pensar em hospedagem para o caso de um local muito distante de onde a família e os amigos estão, por exemplo. Nesse cenário, vale a pena considerar uma pousada para acomodar a todos — preferencialmente, a melhor na região.

A Pousada Porto Mare, por exemplo, está a apenas 3 minutos a pé da praia de Maresias e oferece quartos confortáveis para acomodar seus convidados nessa data especial.

Faça e distribua com antecedência os convites para o casamento

Os convites são um elemento importantíssimo. Eles garantem a sensação de exclusividade de quem foi convidado e já criam um clima especial para todos. 

O ideal é que a identidade visual também seja inserida no design do convite, de modo a já oferecer um ar de praia e clima tropical.

Assim, você garante que todos estejam na mesma página, alinhados para tornar a cerimônia um evento ainda mais especial. 

Planeje o que servir em um casamento na praia

O buffet e a comida também são aspectos de extrema importância em um planejamento de casamento. 

Quando falamos de um casamento celebrado na praia, é natural que o menu de escolha envolva ingredientes e receitas do litoral, com muitos peixes, frutos-do-mar e bebidas refrescantes.

Você pode se manter nessa linha para adicionar um tempero a mais a essa comemoração praiana.

Invista em uma decoração simples e elegante para o seu casamento na praia

Na cerimônia na praia, dá para ser simples e efetivo na decoração, sem abrir mão da elegância. Por isso, busque sempre esse equilíbrio para que a festa seja agradável e bonita.

É bom investir na decoração até para pegar boas fotos, para as redes sociais e para as recordações anos depois.

casal com traje simples para casamento na praia

Decida o que vestir e o traje para os convidados

As vestimentas para o casamento em uma praia podem combinar a informalidade do local com a certa formalidade típica de um casamento. Pode ser legal também pensar em um dress code para todos, pensando em criar aquele belíssimo alinhamento visual.

O legal é não precisar usar sapatos, por exemplo. Nesse sentido, a praia oferece esse aspecto intimista que chama a atenção.

Para entender como se vestir para um casamento na praia ou onde comprar vestido para casamento na praia, é bom contar com opinião de especialistas também. 

Como conseguir alvará para casamento na praia?

Para casar na praia, você precisa de uma permissão da prefeitura local para usar aquele espaço. Nesse sentido, é preciso arcar com um valor específico, que varia a depender do local e do tamanho. 

Assim, pode ser obtido o alvará para permissão de uso daquele local naquele determinado dia. 

Como escolher a praia certa para casar?

É preciso pensar em vários fatores antes da escolha da praia, como:

  • a quantidade de pessoas que frequentam;
  • a tranquilidade;
  • a beleza natural do local;
  • as opções de pousadas/hotéis ao redor;
  • a facilidade para locomoção;
  • a facilidade para reservar, etc.

Conheça uma opção perfeita de pousada para reforçar a infraestrutura do seu casamento na praia!

Conclusão

Como vimos, o casamento na praia é um sonho que pode se tornar realizável caso exista um bom planejamento. É preciso tomar conta de todos os detalhes para garantir uma cerimônia memorável e um início de vida a dois que valha a pena.

Nesse sentido, é bom pensar em infraestrutura, em acomodação e no espaço em si. Por isso, é interessante contar com uma boa pousada ao redor ou até mesmo escolher fazer o casamento nas próprias instalações da pousada. 

WhatsApp Icon