Brincadeiras na praia

cuidados com as crianças na praia pousada porto mare maresias 721x407 1 80x80 - Brincadeiras na praia
Cuidados com as crianças na praia
18/10/2017
centro de são sebastião pousada porto mare maresias praia 960x750 1 80x80 - Brincadeiras na praia
Sol e praia de manhã e depois, que tal dar um pulinho no centro histórico de São Sebá?
05/12/2017

Brincadeiras na praia

Brincadeiras na praia 721x407 1 - Brincadeiras na praia

E que tal fazer coisas diferentes na praia?

Toda criança adora nadar, brincar na areia, pular, correr… mas chega uma hora ela quer algo mais. E aí a nossa criatividade e disposição tem que entrar em cena!

Nós da Pousada Porto Mare damos aqui 8 sugestões para você transformar o dia na praia de Maresias em um dia inesquecível para todos.

 

Porque brincar com a criança?

Importante ressaltar que o adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também reforça valores importantes para sua compreensão do mundo. Segundo Renata Robazza, pedagoga pela UNESP, “a brincadeira desempenha um papel importante na socialização da criança, permitindo que ela pratique a cooperação, o compartilhamento, a comunicação e principalmente, faz com que ela perceba os limites de si próprio e do outro”. Assim, a brincadeira com o adulto envolvido oferece a oportunidade para que a criança se desenvolva mais plenamente. É o aprender brincando.

 

Como começar?

Uma iniciativa simples e muito prazerosa é resgatar brincadeiras que vocês, adultos, curtiam quando crianças e apresentá-las aos pequenos, de acordo com a faixa etária deles. Recorra às suas mais doces lembranças da infância: lá estão várias brincadeiras impossíveis de se esquecer. E muitas delas podemos reproduzir na praia: pique pega, corre cotia, rodar cirandas, pular amarelinha, fazer castelinhos, jogar peteca, passar anel, desenhar na areia. Enfim, o importante é você participar da maioria delas.

 

 

Outras ideias:

Ainda sobrou fôlego ou ainda tem mais dias na praia? Então aí vai uma listinha de outras sugestões:

1. Jogo da garrafa: é semelhante ao boliche. Encha garrafinhas de água para que elas não caiam com o vento, pegue qualquer bolinha (vale até improvisar uma com as meias) e bom jogo!

  1. caça a pedras. Este jogo pode anteceder o próximo jogo. Com um tempo estipulado, as crianças devem correr pela praia e juntar o máximo possível de pedras (ou conchas) que encontrarem. Mas tem que estar de volta antes da contagem regressiva acabar. Uma versão bem interessante deste jogo é desenvolver o espirito de preservação e ecologia nas crianças e solicitar que ela traga elementos que não deveriam estar na praia. Com a ajuda de uma sacola plástica elas saem pegando recicláveis. Mas atenção: oriente as crianças para que, detectando objetos cortantes, ou lixo orgânico, ou algo que não consigam identificar o que seja, não se aproximem e solicitem a ajuda de um adulto!
  2. tiro ao alvo: o alvo é na areia, claro. Desenha-se 3 círculos na areia, um dentro do outro, imitando o desenho do alvo. Conta-se 3 passos (ou mais dependendo do tamanho e da idade das crianças) e faz-se um círculo bem maior no chão para delimitar o espaço onde as crianças ficarão para ‘acertar o alvo’. Cada equipe vai jogando as pedrinhas que foram recolhidas na brincadeira anterior e vai-se contando os pontos (pode ir marcando na areia num quadro ao lado de cada equipe). Acertando o círculo maior, ganha-se 1 ponto; o médio, 2 pontos e o menor, valem 3 pontos.
  3. encha o balde. Divida o grupo em dois – pode ser apenas crianças ou crianças e adultos – e posicionem-se à beira-mar. Coloque dois baldes de as crianças brincarem, mas vazios, a cerca de 30 cm da água. O objetivo do jogo é transportar água do mar, com as mãos, para encher o balde. Os dois grupos competem em simultâneo e cada jogador joga à vez, correndo até à água, transportando-a com as mãos para o balde, dando depois lugar ao jogador seguinte. A equipa vencedora é aquela que consegue encher o balde com água primeiro.
  4. Pega-pega diferente. Pega-pega todo mundo conhece ou já brincou na infância, mas que tal mudar um pouco para deixar a brincadeira mais interessante. Nesse pega-pega de praia cada jogador faz um círculo a sua volta exceto o pegador.  Toda vez que alguém gritar “já”, todos os participantes devem mudar de círculo e tomar cuidado para não serem pegos. Se quiser deixar a brincadeira mais difícil diminua a quantidade de círculos.
  1. Fotos divertidas. Basta dar uma pesquisada no Google Imagens, Pinterest ou Instagram para ver ideias super criativas de fotos divertidas na praia. Registre os lindos momentos das crianças fazendo fotos divertidas.
  2. Jogo da Velha. Quer lugar melhor para rabiscar que a areia? Aproveite um momento de ‘sossego’ e brinque de jogo da velha com os pequenos. Além de divertido, será um bom momento para desacelerar!
  3. Acerte o Buraco. Semelhante ao tiro ao alvo, a brincadeira agora é acertar o buraco, mas desta vez, a bolinha deve ser ‘empurrada’ para o buraco com a ajuda de algum objeto, semelhante a um jogo de golfe. Pode ser com a pazinha de areia ou com uma garrafinha de água. O importante é chegar ao ‘alvo’ em uma quantidade máxima de jogadas (chegar mais perto possível com 3 jogadas, ou com 4). Marca-se o lugar onde o competidor conseguiu chegar e compara-se com o de outro. Ganha quem chegou mais perto, ou quem mais acertou o alvo

 

Com muita disposição e animação, você fará do seu dia na praia um dia inesquecível tanto para você, quanto para a criança. Depois nos conte como foi 😉

 


Faça já a sua reserva!

reservas

Pousada Porto Mare
Viva essa experiência!


E dê uma espiadinha no que temos para seus dias aqui em Maresias serem perfeitos:
Acesse o vídeo e faça um tour pela Pousada Porto Mare.
Você precisa viver esta experiência!

pousada-porto-mare-maresias-video

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *