A prática esportiva é fundamental para quem deseja ter uma vida melhor e mais disposta. O sedentarismo, enfim, foi classificado como doença e não é mais considerado apenas como uma opção de vida. E que melhor lugar para praticar corrida do que nas areias limpas e cristalinas de Maresias? Jogue fora o “hábito” da preguiça e do sedentarismo.

Para se livrar desse mal, não há outro caminho senão fazer esportes, atividade físicas cotidianas. E o lado bom dessa história é de que não existe uma meta profissional a ser batida para deixar de ser um sedentário. Bastam alguns minutos de qualquer atividade esportiva, como a corrida, por exemplo, e o sedentarismo será coisa do passado.

Por possuir tamanha praticidade, falaremos da corrida e os efeitos benéficos da prática deste famoso esporte.

A praticidade de correr

Um dos motivos pelo qual a corrida é o esporte alvo deste artigo é o fato de que se requer muito pouco para realizar este exercício.

Nada de equipamentos caros, professores de educação física, espaços fechados, nada disso.

Para fazer uma corrida basta um simples par de tênis confortáveis, assim como as roupas para essa prática e pronto, você já está equipado para correr.

O local também pode ser qualquer um, desde a rua em que mora a um parque ou até mesmo subir e descer as escadas do seu prédio.

Por este motivo correr acaba sendo o melhor e mais rápido exercício para manter a saúde em dia, pois não precisa de muito gastos, é totalmente acessível e o planejamento para a manutenção da rotina de corrida é extremamente simples, podendo ser efetuada após, ou antes, do trabalho.

Comparativo entre correr e caminhada

Existia um mito de que correr alguns quilômetros e andar exatamente o mesmo período causa a exatamente a mesma queima de calorias em nosso organismo. Isso não é verdade.

Estudos que comparam os corredores e os que praticam caminhadas mostraram resultados de que correr queima 90% mais calorias do que quem caminha.

A perda de peso dos que correm para emagrecer se mostrou claramente na balança nessa pesquisa com os corredores mais magros do que os demais em um período mais rápido.

Corrida e as endorfinas

Especialistas dão um novo motivo para a prática deste esporte: As endorfinas. Substância produzida pelo corpo que age como analgésico e potencializa a sensação de bem-estar.

De acordo com pesquisas mais recentes, a corrida é um dos esportes que mais ajudam na liberação de endorfinas no organismo.

Pesquisas demonstram que os corredores são os praticantes de esporte que mais sentem satisfação na prática desta atividade.

Quanto mais dura à corrida, mais endorfina pode ser liberada e o aumento da satisfação também aumenta consequentemente.

Não existe uma pesquisa que comprove a ação em termos de quantidade em cada pessoa. Ou seja, a corrida pode dar níveis elevados de satisfação, mas esses níveis variam de pessoa para pessoa. Da mesma forma que os quilômetros percorridos para aumentar a satisfação de cada corredor também variam o que, de certa forma, estimula o indivíduo a correr mais.

WhatsApp Icon